4 dicas para reformar a casa com sucesso

Às vezes bate aquela vontade de dar uma renovada na casa, não é mesmo? Pode ser derrubando uma parede, pintando um cômodo específico ou construindo um elemento arquitetônico para valorizar um móvel bem planejado. O problema é que muitos proprietários ficam de cabelo em pé quanto o assunto é reforma. Sabe por quê?

Reformar a casa exige muito planejamento. Caso algo saia errado, o resultado pode ser uma série de transtorno, estresse e dor de cabeça. Pensando nisso, listamos aqui 4 dicas para que você reforme com sucesso, evitando possíveis problemas e deixando tudo do jeito que você sempre quis! Confira!

Planeje-se antes de reformar a casa

Essa é sem dúvida a principal dica quando o assunto é dar aquela repaginada no visual da casa. Os serviços relacionados a reformas podem trazer muitas surpresas para o proprietário, assim, ter um planejamento garante maior controle da obra.

É preciso pegar papel e caneta, definir e anotar tudo o que será feito, estabelecer quantos cômodos serão reformados e qual o valor máximo que você pretende gastar. Isso serve como uma ferramenta de direção quanto ao tipo e quantidade de materiais que serão necessários para a obra. 

Uma boa dica é procurar por planilhas e checklists sobre planejamento de reformas em aplicativos detablets e smartphones, assim você garante que não está se esquecendo de nada.

Contrate um arquiteto

Na maioria das vezes, pensamos em fazer tudo por conta própria e, de quebra, economizar, não é mesmo? Mas a realidade não é bem assim. Contratar um arquiteto pode ser um investimento.

O profissional de arquitetura tem experiência e conhecimento no assunto, mostrando em que é possível economizar ou necessário um investimento maior. O arquiteto tem uma visão mais clara de como tudo fica com a mobília e transmite isso para o cliente por meio do projeto. Se você quer um serviço rápido, com qualidade e, ainda por cima, funcional, essa é a melhor opção.

Escolha o material com cautela

Na hora de comprar o material que será usado na reforma, é necessário ter paciência e cuidado. Deve-se pesquisar não somente o preço das mercadorias, mas também a qualidade do produto. Os preços de um determinado artigo variam muito de estabelecimento para estabelecimento e, às vezes, um tipo específico pode não ser indicado para o que você quer para o seu espaço.

Muitas vezes, o valor de uma mercadoria está um pouco mais alto que o de outra. No entanto, se ela for de melhor qualidade, o rendimento e acabamento também podem ser melhores. Portanto, pesquise e converse com seu arquiteto sobre qual produto é o mais indicado e apresenta o melhor custo-benefício.

Busque harmonia com a decoração

Quando se trata de uma reforma, a ideia é renovar o ambiente mesmo mantendo a mobília. Nesse caso, é importante que você converse com seu arquiteto e busque harmonia entre o que será mudado no espaço e os móveis que serão mantidos.

Você pode valorizar aquele seu armário planejado com uma sanca de gesso, construir uma parede para dispor um lindo painel de TV, fazer uma bancada sobre uma adega de vinhos sob medida ou ainda ampliar o espaço do quarto para a instalação de um closet. Esses detalhes fazem toda a diferença e as possibilidades são inúmeras.

Reformar a casa exige muita atenção, dedicação e planejamento, mas com essas dicas que demos aqui, a tarefa ficará muito mais fácil.

Gostou? Tem alguma sugestão para facilitar essa empreitada? Deixe nos comentários! 

Se está em Pelotas, não deixe de conhecer o processo de fabricação de móveis sob medida da Kza. Clique aqui para saber mais! 

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

28/11/2017
Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito
A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet
Leia mais
22/11/2017
6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça
Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade
Leia mais
15/11/2017
Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente
Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estu
Leia mais
10/10/2017
Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!
Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente.
Leia mais
03/10/2017
Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço
Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. &Eac
Leia mais
29/09/2017
Quarto dos filhos: como organizar e ganhar espaço?
Infância é quase sinônimo de bagunça, o que faz a tarefa de organizar um q
Leia mais