4 dicas para ter uma miniadega sob medida em casa

Além de saboroso, o vinho traz inúmeros benefícios para a saúde. E o melhor de tudo é que a bebida combina com todas as ocasiões, desde um jantar romântico até uma simples refeição. Por esses motivos, ter uma miniadega sob medida em casa é o desejo de muitos.

Funcional, o móvel é capaz de embelezar o ambiente, dando um toque de sofisticação e elegância ao seu lar. No entanto, para conservar as características da bebida, é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher o material e o local da adega.

Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber para ter uma miniadega bonita, duradoura e de qualidade. Acompanhe!

1. Pense previamente no tamanho da adega 

Antes de contratar uma empresa de móveis sob medida, é importante ter em mente que o tamanho da adega vai depender da quantidade de garrafas que você pretende armazenar. Basicamente, existem três tipos de vinhos:

1. vinhos de guarda: são estocados por um longo período e podem durar até 20 anos;
2. meia guarda: devem ser armazenados por um período mediano;
3. consumo imediato: como o próprio nome diz, serão consumidos brevemente.


Se você é apaixonado por vinho e quer ter vários rótulos de guarda, recomendamos investir em uma adega com capacidade para 24 garrafas, em média. Porém, os modelos que armazenam cerca de 10 bebidas são suficientes para um consumidor comum.

Vale ressaltar que existe a opção de você encomendar um móvel multifuncional, que oferece a possibilidade de armazenar destilados, como whiskys e vodkas.

2. Tenha cuidado com a temperatura do ambiente

Escolher bem o local onde será instalada a miniadega é fundamental para manter o vinho com suas características originais. Desse modo, um ponto importante que deve ser observado é a temperatura, já que ambientes muito quentes “destroem" certos componentes da bebida. 

Por isso, escolha um cantinho que tenha a temperatura mais amena e que fique longe dos raios solares. Nesse caso, leve os vinhos à geladeira por uma hora antes de servi-los.

Se você estiver disposto a investir um pouco mais, uma dica é apostar em uma adega fechada, climatizada, feita sob medida.

3. Fique atento à luminosidade 

Você sabia que os vinhos são sensíveis à luz?  Isso ocorre porque ela pode alterar o sabor e o aroma da bebida — daí a existência de tantas adegas subterrâneas. 

A luminosidade do ambiente, portanto, é outro fator que deve ser considerado. Sempre que possível, escolha locais que não recebam iluminação continuamente.

Se isso não for viável, uma alternativa é encomendar adegas fechadas. Nesses casos, o vinho fica armazenado em compartimentos que barram a entrada de luz. 

4. Escolha madeiras claras para sua miniadega sob medida

Escolhido o local, o tamanho e o tipo da adega, chegou o momento de pensar em seu aspecto decorativo. Afinal, o móvel terá um papel importantíssimo na composição do ambiente.

O ideal é que o seu design siga a linha do estilo de decoração já existente. Se a sua casa for clássica, por exemplo, prefira adegas mais sofisticadas e em tons neutros.

Aliás, a cor é um fator importantíssimo que deve ser considerado. Como a maioria das garrafas são escuras, o ideal é optar por uma madeira de tom claro para criar um contraste entre rótulo e móvel.

Em todo o caso, lembre-se de que os vinhos devem permanecer na posição horizontal. Além disso, é importante deixar a adega livre de produtos químicos. Na hora de limpá-la, utilize somente panos e águas.

Quer construir uma miniadega sob medida para a sua casa? Se você mora em Pelotas, entre em contato conosco e saiba que podemos ajudá-lo!

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

20/10/2017
Misturar cores na decoração? Veja algumas dicas para sair do comum!
O uso das cores na decoração pode modificar completamente um ambiente. Por meio da inf
Leia mais
27/09/2017
Decoração preta e branca: 5 dicas para utilizar bem essa combinação
Na hora de escolher cores para a decoração da casa, muita gente se perde na paleta de
Leia mais
15/09/2017
Organização: 6 formas de ganhar mais amplitude em uma sala conjugada
Com a adaptação do tamanho dos apartamentos à realidade das cidades grandes, a
Leia mais
19/07/2017
Pisos para escritório: como escolher e harmonizar com a decoração?
O cuidado com a decoração em ambientes comerciais é essencial para garantir o s
Leia mais
26/06/2017
Móveis sob medida coloridos: 3 dicas para usar essa tendência em casa
Na hora de decorar seu apartamento, personalidade e estilo devem vir acompanhados de durabilidade e
Leia mais
23/06/2017
Móveis sob medida para o quarto do casal: por que apostar nessa ideia?
Provavelmente, você já ouviu falar sobre os móveis sob medida para quarto de cas
Leia mais