5 atitudes para organizar uma casa com crianças

Organizar casa com criança pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, além de todas as responsabilidades da rotina, é preciso se preocupar com os brinquedos que ficam espalhados nos mais diversos cômodos no fim do dia.

Pensando nisso, reunimos neste post 5 truques para aproveitar bastante com os pequenos e, ainda assim, ter uma casa organizada. Depois da leitura, você verá que essa tarefa pode ser bem mais fácil do que você imagina. Acompanhe!

1. Retire tudo e organize

Tem sempre aquele cômodo em que a bagunça está mais concentrada, não é mesmo? E, às vezes, ela é tão grande, que é difícil saber por onde começar. O primeiro passo é a organização. Não existe mágica nem um móvel criado de forma tão inteligente que vá substituir a tarefa de retirar tudo o que está no espaço — na maioria das vezes espalhado pelo chão — e organizar.

A nossa dica é encarar isso de forma divertida e com isso tornar esse momento, tão repetido na vida das mães, em algo mais prazeroso. Jogue tudo ao chão, não tenha apego. Doe o que achar necessário e selecione o que ficará para colocar em ordem.

2. Invista nos móveis certos

Os móveis ajudam muito na organização. Mesmo que seu filho seja pequeno, um bebê, você pode bolar um quarto que vai ser útil até quando ele for maior. Nichos e prateleiras que servem para deixar organizado as pelúcias, carrinhos e bonecas, no futuro, poderá ceder lugar ao livros, itens de coleção, material escolar, etc.

Por mais que você tenha se apaixonado por aquele móvel da revista de arquitetura, ele precisa ter a sua cara e ajudar com as necessidades da família. Nesse caso, o investimento em móveis sob medida é um bom caminho.

Desse modo, é possível ter móveis de excelente qualidade, feitos com bons materiais, com acabamentos variados e peças que atendem às suas expectativas, deixando tudo muito organizado e, é claro, bonito.

3. Crie uma planilha de tarefas

Manter uma casa organizada deve ser responsabilidade de todos, inclusive dos filhos. Além de contribuir para um ambiente saudável, isso estimula o senso de responsabilidade das crianças. Para isso, crie uma planilha de tarefas.

O ideal é que você inclua todos os moradores em todas as tarefas domésticas, sejam elas simples ou complexas, determinando a função de cada um em cada dia da semana.

Se tiver dificuldade em fazer com que as crianças adotem esse esquema, uma dica é distribuir recompensas periodicamente para mantê-las motivadas.

4. Aposte em caixas

As caixas são peças-chave quando o assunto é organizar casa com criança. Isso porque elas podem manter os objetos separados por categoria, uso ou indicação, de forma segura e simples.

E se você acha que caixa é só comprar uma e sair empilhando, está muito enganado. Fazendo um projeto de móveis sob medida, as tradicionais caixas podem estar em composição com um sofá baú ou até mesmo com uma cama feita sob medida, contribuindo para a criação de uma atmosfera acolhedora no ambiente em que as crianças passam a maior parte do tempo.

Vale lembrar que, se você não utilizar os modelos transparentes, que permitem a visualização do seu conteúdo, é fundamental etiquetá-las para saber que há dentro de cada uma. 

5. Estabeleça algumas regras

Uma casa organizada é uma casa com regras. Portanto, estabelecer algumas para as crianças é uma dica valiosa para deixar tudo arrumadinho.

É importante que elas sejam simples e claras e estejam visíveis para todos na casa. Também é recomendável que sejam escritas no modo imperativo. Por exemplo:

“Se sujou, limpe”;
“Se terminou de usar, guarde”;
“Se desarrumou, arrume”;
“Se acabou, reponha”.
Quem cria as regras é você, mas é crucial que elas sejam cumpridas à risca.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e mostrem que é possível, sim, ter um lar prático e saudável com os pequenos.

Se gostou dos nossos truques para organizar casa com criança, comece a colocá-los em prática agora mesmo.

Se você está em Pelotas ou região e quiser entender como móveis sob medida podem melhorar seus ambientes, clique aqui para saber mais.

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

28/11/2017
Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito
A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet
Leia mais
22/11/2017
6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça
Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade
Leia mais
15/11/2017
Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente
Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estu
Leia mais
10/10/2017
Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!
Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente.
Leia mais
03/10/2017
Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço
Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. &Eac
Leia mais
29/09/2017
Quarto dos filhos: como organizar e ganhar espaço?
Infância é quase sinônimo de bagunça, o que faz a tarefa de organizar um q
Leia mais