6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça

Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade de coisas, o famoso quarto da bagunça. E, por mais útil que o espaço seja, sem um pouco de organização, ele pode fazer jus ao nome e se tornar um verdadeiro caos.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. No post de hoje, mostraremos como é possível organizar melhor esse cômodo. Após a leitura, você verá que dicas simples são capazes de trazer ótimos resultados. Acompanhe!

1. Faça uma triagem

O primeiro passo para organizar melhor o quarto da bagunça é fazer uma triagem, ou seja, separar todos os objetos que estão no espaço e decidir o que deve ser jogado fora, o que pode ser doado e o que será mantido. Isso facilitará o trabalho e ainda permitirá uma boa faxina.

Separe três recipientes, um para cada categoria, e vá distribuindo os itens: peças em bom estado, mas que não têm mais uso podem ser doadas; as que já estão quebradas e não funcionam mais vão para o lixo/reciclagem; e aquelas de que você não quer se desfazer devem ser limpas e mantidas. Depois acondicione tudo com segurança e dê sequência ao processo de organização.

2. Setorize

Setorizar é a palavra-chave na hora de arrumar o ambiente e significa nada mais que a ação de criar espaços destinados aos objetos dentro do lugar, ou seja, agrupá-los.

Você deve pensar nos itens do cômodo e separá-los conforme sua função e frequência de uso. Por exemplo, ter um cantinho para as ferramentas, separar um espaço para os mantimentos, para os vinhos, guardar os brinquedos todos juntos etc. Outro ponto é separar os objetos de acordo com quantas vezes você os utiliza: o que for de uso rotineiro, deve estar sempre à mão; o restante pode ficar em locais mais altos ou de acesso mais difícil.

3. Guarde pequenos objetos em caixas transparentes

Mas você deve estar se perguntando: e quanto aos pequenos objetos, que não se enquadram em nenhum setor, como fazer? Para isso, a dica é investir em caixas transparentes.

Além de serem superversáteis, essas caixas permitem a visualização do seu interior, assim, você não precisa abrir todas para descobrir o que tem dentro. As que têm divisórias são ótimas para armazenar miudezas e manter tudo arrumadinho. Se preferir, você ainda pode etiquetá-las, deixando tudo ainda mais fácil de ser encontrado.

4. Instale um painel perfurado

Outra ferramenta que é tiro e queda e aliada poderosa da arrumação é o painel perfurado. Ele ocupa um espaço bem pequeno na parede, mas permite que você pendure um montão de coisas.

Escolha uma parede livre e instale o painel nas medidas apropriadas. Pinte-o e coloque ganchos, prateleiras e barras em toda a sua extensão, depois é só pendurar os itens. Eles são ótimos para guardar ferramentas, instrumentos de artesanato, artigos esportivos etc.

5. Conte com uma barra imantada

Outra opção para organizar itens metálicos, como algumas ferramentas, chaves e até mesmo facas é contar com uma barra imantada. Ela é de fácil colocação e pode ser fixada em diferentes superfícies.

Instale-a diretamente sobre a parede, na porta de algum armário ou sob uma bancada. Uma dica é separar peças pequenas, como parafusos, pregos e porcas em potinhos de vidro e fixá-los nessa barra com as tampas de metal. Não tem erro!

6. Considere um móvel sob medida

Por fim, considere ter um móvel sob medida que atenda suas necessidades e deixe o espaço perfeito. Muitas vezes, esses cômodos da bagunça têm certas especificidades que somente um móvel planejado é capaz de suprir.

Além de deixar tudo muito harmonioso, você tem uma peça de qualidade, de fácil montagem, durável, com excelente custo-benefício e que impedirá o quartinho de voltar a ser o caos que era antes.

O quarto da bagunça pode ser bastante útil, mas, sem um mínimo de organização, ele pode atrapalhar mais do que ajudar. Esperamos que estas dicas sejam úteis para você e te motivem a colocar o seu cantinho em ordem. Se gostou e quer receber mais conteúdos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

28/11/2017
Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito
A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet
Leia mais
15/11/2017
Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente
Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estu
Leia mais
10/10/2017
Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!
Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente.
Leia mais
03/10/2017
Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço
Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. &Eac
Leia mais
29/09/2017
Quarto dos filhos: como organizar e ganhar espaço?
Infância é quase sinônimo de bagunça, o que faz a tarefa de organizar um q
Leia mais
07/08/2017
5 dicas de decoração para otimizar o espaço de um quarto pequeno
De uns tempos para cá, os imóveis têm se tornado cada vez menores e, assim, pens
Leia mais