Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente

Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estudos em casa, onde elas possam se concentrar e soltar a imaginação. Com atenção a pequenos detalhes, é possível montar um ambiente prático e lúdico — mesmo quando não há muito espaço disponível. 

No post de hoje, selecionamos 5 dicas para você montar o local ideal para o desenvolvimento das atividades escolares de seus filhos. Veja:  

1. Escolha uma área tranquila 

Para garantir o foco nos estudos, reserve um cômodo ou espaço em que haja pouca (ou nenhuma) movimentação constante de pessoas, muito silêncio e o mínimo possível de elementos de distração. Se o espaço disponível for o próprio quarto das crianças, deixe brinquedos, revistas e eletrônicos fora do alcance da visão durante a execução das tarefas.

Caso a única opção seja um canto da sala ou a varanda do apartamento, combine com os demais moradores que barulhos desnecessários sejam evitados durante os horários de estudo.  

2. Priorize a praticidade e o conforto 

Tudo o que for necessário para as atividades do dia (livros, cadernos e materiais escolares diversos) precisam ficar perto dos estudantes para que eles não percam tempo nem concentração. Por isso, providencie prateleiras, estantes e gaveteiros de acordo com a necessidade de armazenamento para que eles não precisem se levantar a todo instante.

Além disso, escolha as cadeiras de acordo com a altura e o tamanho das crianças e garanta que a iluminação e a ventilação do local estejam adequadas. 

3. Estimule a criatividade das crianças 

Um ambiente colorido e atrativo instiga a imaginação e incentiva a produtividade e o raciocínio. Decore o cantinho de estudos dos seus filhos com quadros e objetos de decoração interessantes.

Exagerar nas cores fortes pode comprometer a concentração. Use-as de modo pontual para que o ambiente fique harmônico. 

4. Crie um cantinho de estudos infantojuvenil 

O cantinho de estudos acompanhará o desenvolvimento de seus filhos desde a infância até a adolescência. Eles crescem rapidamente e é importante que a ergonomia do espaço acompanhe esse crescimento. Utilizar cadeiras com altura regulável e apoio para os pés dos pequenos é uma boa maneira de evitar a necessidade de modificar os móveis.

A decoração também deve se manter atrativa. Troque os elementos decorativos periodicamente, respeitando as preferências e gostos de cada fase do desenvolvimento deles. 

5. Otimize seu orçamento 

A melhor maneira de otimizar o investimento no espaço de estudo — e fazer valer o custo-benefício — é contar com profissionais experientes para o projeto e a execução do ambiente.

Com isso, você terá a garantia de móveis ergonômicos que manterão sua qualidade por um longo período, acompanhando o crescimento, o desenvolvimento e as conquistas de seus filhos. 

Um cantinho de estudos pensado e executado com carinho é um incentivo e tanto para o interesse das crianças pelas atividades escolares. Elas ficarão tão empolgadas que será preciso atenção extra para que elas respeitem os horários de descanso!

Agora que você já sabe como montar o cantinho de estudos perfeito para seus filhos, conheça os serviços da Kza e faça um orçamento. Estamos prontos para atender sua família!

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

28/11/2017
Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito
A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet
Leia mais
22/11/2017
6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça
Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade
Leia mais
10/10/2017
Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!
Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente.
Leia mais
03/10/2017
Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço
Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. &Eac
Leia mais
29/09/2017
Quarto dos filhos: como organizar e ganhar espaço?
Infância é quase sinônimo de bagunça, o que faz a tarefa de organizar um q
Leia mais
07/08/2017
5 dicas de decoração para otimizar o espaço de um quarto pequeno
De uns tempos para cá, os imóveis têm se tornado cada vez menores e, assim, pens
Leia mais