Como decorar minha casa de acordo com as estações do ano?

Imagine a seguinte cena: um belo dia você chega do trabalho, entra na sua residência e olha tudo em volta. Pensa consigo que está na hora de renovar, mas vem o questionamento: "como decorar minha casa de forma prática e sem gastar muito?".

Talvez você não saiba, mas há muitas possibilidades! Trabalhar a decoração de acordo com as estações do ano. Assim, a cada três meses, com alguns toques, é possível conseguir ambientes renovados.

Nesse post contamos todas as dicas. Confira!

Decoração para o verão: casa fresquinha e colorida

O verão é a estação mais quente do ano. Com as temperaturas elevadas, é hora de deixar a casa fresquinha e ousar nas cores. Uma das dicas é o uso de almofadas com cores vibrantes como turquesa e vermelho, florais para deixar o ambiente mais alegre e radiante. Só mudando as almofadas você vai ver que o ambienta já fica diferente. 

Aposte também em objetos decorativos em tons mais vivos, como vasos, luminárias e porta-retratos. Porém, lembre-se de escolher peças com cores que combinam entre si, para gerar harmonia.

Para deixar o ambiente mais fresco, guarde os tapetes e substitua as cortinas pesadas por outras de tecido mais leve. Por fim, prefira tecidos com fibras naturais para as almofadas, como o linho, que diminuem a sensação de calor.

Decoração para o outono: aconchego e elegância

O outono é o momento que os ponteiros do termômetro começam apontar para baixo. É hora de começar a pensar no conforto, aconchego e elegância, que são típicos da época.

As cores intensas do verão cedem lugar aos tons terrosos, que são a cara do outono. Lembram as folhinhas secas caídas das árvores. Vale apostar em almofadas e também em uma manta sobre o sofá. 

Os tapetes já podem fazer parte da decoração novamente, assim como o forro da cortina. Para complementar o ambiente, use vasos grandes em tons amadeirados.

Decoração para o inverno: aquecida e confortável

E o friozinho toma conta do ambiente. Em alguns dias as temperaturas podem chegar perto de 0º grau. Então, para decorar a casa, o fundamental é deixar os cômodos aquecidos e confortáveis.

Busque aproximar os móveis, isso traz uma sensação de aconchego ao ambiente. Os tons usados nas peças decorativas podem seguir a linha do outono. Porém, opte por tecidos mais quentes, como camurça.

Cortinas e tapetes com gramatura mais pesada ajudam a aquecer o local. Lembra-se da manta no sofá durante o outono? Ela pode ser substituída por outra mais quentinha. Velas podem compor o ambiente também, mas, tenha cuidado com a superfície para não causar acidentes.

No quarto, deixe dobrado um edredom ou cobertor na beirada da cama.

Decoração para a primavera: florida e alegre

E finalmente, a estação das flores! A primavera é a época do ano preferida por muita gente, pois o sol já aparece, mas ainda não está muito quente e as noites costumam ser frescas.

Então, a ideia é deixar a casa com essa alegria primaveril. Apostar nas flores é o primeiro passo. Coloque vasos com espécies coloridas na sala de estar e jantar, além do quarto. Você pode comprar ou fazer adereços para sua cortina, o móbiles que façam sons suaves juntos a janela.

Se não quiser usar almoçadas, aposte nos jogos americanos para compor a mesa, ou até mesmo em toalhas que sigam esse estilo. As cores cítricas também combinam com a época. Use os objetos decorativos nesses tons.

Lembre-se de tirar a manta do sofá e os tapetes e cortinas mais pesados. Vale a dica do verão, para optar por tecidos mais leves. Você pode ter variedade de capas para as almofadas, assim ocupa menos espaço para guardar todas elas também.

Seguindo essas dicas, aquela sua pergunta: “como decorar minha casa?” será resolvida com mais facilidade e você terá uma casa nova a cada estação do ano, concorda?

O que achou deste conteúdo? Se gostou, assine nossa newsletter.

Quer saber mais sobre móveis sob medidas em Pelotas? Clique aqui!

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

20/10/2017
Misturar cores na decoração? Veja algumas dicas para sair do comum!
O uso das cores na decoração pode modificar completamente um ambiente. Por meio da inf
Leia mais
27/09/2017
Decoração preta e branca: 5 dicas para utilizar bem essa combinação
Na hora de escolher cores para a decoração da casa, muita gente se perde na paleta de
Leia mais
18/09/2017
4 dicas para ter uma miniadega sob medida em casa
Além de saboroso, o vinho traz inúmeros benefícios para a saúde. E o mel
Leia mais
15/09/2017
Organização: 6 formas de ganhar mais amplitude em uma sala conjugada
Com a adaptação do tamanho dos apartamentos à realidade das cidades grandes, a
Leia mais
19/07/2017
Pisos para escritório: como escolher e harmonizar com a decoração?
O cuidado com a decoração em ambientes comerciais é essencial para garantir o s
Leia mais
26/06/2017
Móveis sob medida coloridos: 3 dicas para usar essa tendência em casa
Na hora de decorar seu apartamento, personalidade e estilo devem vir acompanhados de durabilidade e
Leia mais