Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço

Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. É preciso muito jogo de cintura para não esbarrar nos móveis a toda hora e muito planejamento para conseguir encaixar as necessidades do cotidiano em cômodos com medidas tão enxutas.

Conseguir morar bem em espaços pequenos, no entanto, não é impossível. Veja a seguir 5 itens que ajudarão você nessa empreitada!

1. Desapego para garantir mais espaço em casa

A vida moderna estimula a acumulação, pois o rol de itens indispensáveis à sobrevivência é alimentado todos os dias com “novas necessidades” pelo mercado. Ficar indiferente a tantos estímulos é muito difícil, por isso, é tão comum ter coisas inúteis ou não utilizadas ocupando espaço em casa.

Praticar o desapego separando itens para doação e venda é o primeiro passo para deixar gavetas, prateleiras e outras superfícies livres.

Não precisa fazer tudo de uma vez: comece livrando-se de todas as roupas e acessórios que não usa mais. No dia (ou semana seguinte), desapegue de potes sem tampa, utensílios e outros itens de cozinha que não são mais necessários. Depois, concentre-se nos livros, papéis acumulados e assim por diante.

2. Combinação de cores e iluminação

Ambientes escuros parecem menores. No entanto, não precisa deixar tudo branco: apenas opte por uma paleta de cores claras e tenha cautela com a iluminação (o ideal é que também haja janelas que permitam a entrada de muita luz natural).

Use a mesma cor das paredes para pintar o teto e opte por pisos claros e uniformes com rodapés do mesmo material. 

Luzes direcionadas podem fazer o ambiente parecer mais alto, mas lembre-se de que rebaixar o forro para usar lâmpadas embutidas exige preciosos centímetros do pé-direito. Prefira pendentes e arandelas ou utilize as lâmpadas embutidas apenas em uma faixa do teto.

3. Portas e janelas de correr

Cada centímetro é valioso em apartamentos pequenos e perdê-los reservando espaço para a abertura de portas e janelas é, no mínimo, insensato. Sempre que possível, troque os modelos convencionais pelos de correr para garantir melhor circulação.

Essa dica vale para as portas dos cômodos e dos armários, guarda-roupas, racks e móveis em geral.

4. Móveis sob medida

A melhor maneira para ter mais espaço em casa é, sem dúvidas, a compra de móveis sob medida. Além de assegurar o aproveitamento de todos os cantos possíveis do seu apartamento, os projetos são personalizados de acordo com suas necessidades.

Pense em tudo o que precisa ser acondicionado para garantir que cada coisa tenha o seu lugar. Isso te ajudará a viver com mais praticidade, facilitando a limpeza e otimizando a organização do apartamento.

5. Decoração correta

Pensar bem na decoração não é só uma questão estética: ela influencia diretamente no conforto dos ambientes. Utilize itens que potencializem a sensação de amplitude dos cômodos como espelhos, cortinas longas, tapetes em tamanho adequado e móveis suspensos.

Também é importante limitar a quantidade de objetos de decoração para evitar itens amontoados. Manter balcões, mesas e outras superfícies livres de objetos causam a impressão de amplitude e mostram organização.

Após aplicar os itens citados, o seu apartamento parecerá mais amplo, no entanto, você precisará manter o foco para conservá-lo assim. Para facilitar, garanta que seus móveis sejam planejados de forma a atender a todas as suas necessidades e zele para que a organização seja sua companheira constante.

Apartamento compacto não precisa ser sinônimo de desconforto. Com um bom planejamento e muita organização, você terá mais espaço em casa e deixará seu apartamento prático, funcional e confortável.

Quer mais ideias para a sua casa? Assine nossa newsletter para receber dicas e inspirações diretamente no seu e-mail.

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

08/03/2022
05 vantagens que os móveis planejados têm sobre os comuns!
Em uma residência, várias estratégias podem ser adotadas para deixar a decoração com a sua cara
Leia mais
25/01/2022
Tendências de móveis sob medida para 2022.
O mercado moveleiro é algo que muda constantemente: é possível encontrar uma infinidade de difere
Leia mais
28/11/2017
Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito
A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet
Leia mais
22/11/2017
6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça
Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade
Leia mais
15/11/2017
Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente
Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estu
Leia mais
10/10/2017
Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!
Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente.
Leia mais