Entenda como conservar seus móveis por mais tempo

Casa nova, móveis planejados tudo como você sempre quis, mas o investimento pode se tornar caro se você não fizer a conservação adequada. É muito importante ter alguns cuidados para que tudo fique bonito e funcional por mais tempo.

Em cidades com alta umidade, muitas vezes pode parecer uma tarefa difícil. Mas não é. Por isso, separamos algumas dicas para você, que mora em Pelotas, aprender como limpar móveis com mais facilidade.

Dê manutenção frequente

Cuidados simples no dia a dia, como evitar que os móveis em MDF fiquem expostos ao sol, fazem toda a diferença para que o investimento feito na sua casa não seja jogado fora e ela continue bonita por longos anos.

Por exemplo, antes da limpeza pesada, que é feita, geralmente, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, o ideal é que você passe um pano seco pelo menos dia sim, dia não, nos móveis para não acumular poeira.

Nos armários da cozinha, essa limpeza diária pode ser feita com um pano úmido para tirar a gordura e em seguida um pano seco. É importante que seus móveis em MDF não fiquem molhados, por isso não se esqueça dessa segunda etapa. Você pode usar também um pano com vinagre branco para evitar traças e insetos.

Lembre-se de que limpar móveis com mais facilidade tem a ver com os produtos utilizados

No dia da limpeza pesada, vale a pena fazer uma solução caseira com uma colher de detergente neutro para cada litro de água. Você passa um pano com essa solução e depois vem com um seco para tirar a umidade. 

Lembrando que, cada tipo de móvel exige um cuidado e uma maneira de limpar. Se o seu sofá for de couro, por exemplo, a limpeza será diferente de um sofá de suede ou sintético. Isso também vale para os tipos de madeira que você tiver na sua casa.

Essas dicas atendem, principalmente, os móveis feitos em MDF, que são os mais usados pela beleza, modernidade, qualidade e praticidade do dia a dia. Caso você tenha alguma peça em outro material, é válido checar as especificidades de limpeza.

Invista nos equipamentos adequados

Os equipamentos utilizados tanto na limpeza diária, como na pesada, também contribuem muito para a conservação por mais tempo dos móveis. Os panos devem sempre ser macios, uma ótima opção é a flanela. Você não deve usar esponjas duras, produtos ponte agudos, abrasivos ou outros materiais que de alguma forma podem arranhar suas peças.

Os panos merecem uma atenção especial porque com o uso e desgaste podem adquirir partículas abrasivas e riscar o acabamento. Troque constantemente os equipamentos que serão usados para essa função.

Evite produtos químicos

No supermercado, você vai encontrar muitos produtos indicados para a limpeza de móveis. Cuidado com essas soluções! Limpadores instantâneos podem aparentar em primeiro momento que deixa seu móvel bonito, mas com o uso frequente, ele danifica o material, resseca e pode até descascar a madeira. 

Evite detergentes não neutros, produtos à base de cloro, que amarelam o MDF, produtos à base de amônia e saponáceo, lustra móveis coloridos ou cera, álcool, água sanitária, desengordurantes e lembre-se de nunca deixar o seu móvel molhado ou úmido.

O segredo de limpar móveis com mais facilidade está no cuidado frequente e com os tipos de produtos usados na manutenção. O investimento feito nos móveis sob medida para que sua casa tivesse a sua cara e o melhor aproveitamento dos espaços vale a pena quando a conservação é feita da forma correta.

Viu como é fácil manter a qualidade dos seus móveis por mais tempo? Coloque as dicas em prática e comente no post o que achou do resultado.

Se você mora em Pelotas, pode falar com nossas arquitetas e agendar uma visita para pensarmos em seus móveis sob medida. 

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

28/11/2017
Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito
A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet
Leia mais
22/11/2017
6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça
Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade
Leia mais
15/11/2017
Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente
Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estu
Leia mais
10/10/2017
Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!
Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente.
Leia mais
03/10/2017
Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço
Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. &Eac
Leia mais
29/09/2017
Quarto dos filhos: como organizar e ganhar espaço?
Infância é quase sinônimo de bagunça, o que faz a tarefa de organizar um q
Leia mais