MDP ou MDF: qual o melhor material para o seu móvel planejado?

Você deseja fazer móveis para decorar e deixar sua casa mais organizada e prática, mas não sabe que tipo de material escolher? As principais madeiras utilizadas na fabricação de móveis sob medida são MDP ou MDF.

Para que consiga avaliar as vantagens e desvantagens de ambas as opções, listamos a seguir as principais características de cada uma. Confira:

Características gerais do MDP e do MDF

O MDP (Medium Density Particleboard) é composto por três camadas de partículas de madeira de média densidade proveniente de espécies de árvores de reflorestamento como o Pinus e o Eucalipto. As camadas externas apresentam gramatura pequena, enquanto as partículas da camada interna têm gramatura maior.

O MDF (Medium Density Fiberboard) também é produzido a partir da madeira de árvores reflorestadas e passa pelo mesmo processo e pela mesma tecnologia de fabricação do MDP. A diferença é que ele é composto pela aglutinação de fibras de madeira, não partículas, tornando-se homogêneo e sem camadas.

Aplicação do MDP e do MDF

O uso do MDP é recomendado na fabricação de móveis residenciais e comerciais que apresentam linhas retas, formas orgânicas, que não necessitem de acabamento em baixo relevo, cantos arredondados e entalhes. Assim, o material pode ser usado na confecção de portas retas, prateleiras, divisórias, frentes e laterais de gavetas, tampos retos, laterais e bases superiores e inferiores de móveis.

Já o MDF é praticamente equivalente à madeira na maneira de se trabalhar a matéria-prima, podendo ser usado na fabricação de peças usinadas, revestimentos e móveis com acabamentos lapidados como armários, mesas, balcões, estantes e raques.

Vantagens do MDP e do MDF

Uma vantagem em comum dos materiais é que eles são fabricados com madeira de reflorestamento, sendo uma opção ecologicamente correta e sustentável. As vantagens exclusivas do MDP são: isolamento acústico, grande estabilidade dimensional e alta resistência a deformações e empenamentos, tornando-se perfeito para usar em móveis nos quais há a necessidade de resistência mecânica.

Além disso, ele absorve água com menos velocidade do que o MDF por apresentar partículas de densidades diferentes na camada externa e interna.

Os benefícios do MDF que merecem destaque são: alta capacidade de comportar aplicação de revestimentos como lâminas de madeira, pintura, impressão e aplicação de papéis adesivos, possibilidade de ser cortado em qualquer sentido, já que, as fibras do painel não são orientadas, permite trabalhos precisos de usinagem, vários tipos de acabamento e furação, é muito resistente à abrasão e não sofre com a variação de temperatura.

Escolha ideal

Agora que você já conhece as principais características do MDP e do MDF, escolha a alternativa que melhor atende às suas necessidades e invista em um móvel sob medida de qualidade para deixar sua casa ainda mais organizada, aconchegante e bonita.

Aqui em nossa fábrica, em Pelotas, preferimos usar sempre o MDF. Gostou das dicas da Kza? Deixe um comentário e divida conosco suas dúvidas e experiências.

Se você mora em Pelotas, pode falar com nossas arquitetas e agendar uma visita para pensarmos em suas idéias e móveis sob medida. 

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

28/11/2017
Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito
A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet
Leia mais
22/11/2017
6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça
Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade
Leia mais
15/11/2017
Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente
Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estu
Leia mais
10/10/2017
Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!
Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente.
Leia mais
03/10/2017
Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço
Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. &Eac
Leia mais
29/09/2017
Quarto dos filhos: como organizar e ganhar espaço?
Infância é quase sinônimo de bagunça, o que faz a tarefa de organizar um q
Leia mais