Misturar cores na decoração? Veja algumas dicas para sair do comum!

O uso das cores na decoração pode modificar completamente um ambiente. Por meio da influência que exercem sobre nossas sensações e percepções, podemos considerar um ambiente maior ou menor, agitado ou calmo, extrovertido ou intimista, por exemplo.

Todavia, isso não é motivo para ter medo de se aventurar no maravilhoso universo das cores. Veja no nosso post de hoje como sair do comum na hora de fazer a combinação de tons em sua residência: 

Planeje antes de começar 

O primeiro passo é definir onde você aplicará as cores e estudar bem o ambiente, atentando-se para alguns pontos importantes: 

Espaço 

Como comentamos, as cores podem mudar nossa percepção de tamanho. Por isso, verifique se você precisa provocar uma sensação de maior amplitude ou aconchego, alongamento ou encurtamento de paredes, etc. 

Iluminação 

Analise a claridade natural e a atual configuração dos pontos de luz no cômodo. É um ambiente claro ou escuro? A luz altera a percepção dos tons (emissão amarelada ou azulada)? Será necessário instalar ou retirar lâmpadas? 

Preferências 

Respeite suas predileções e antipatias na escolha das cores. Por mais que amarelo traga alegria e vivacidade à decoração, por exemplo, não adianta incluí-lo em sua paleta se tiver aversão a ele. A prioridade deve sempre ser sua sensação de bem-estar. 

Inove no uso de cores na decoração 

Utilizar o círculo cromático e suas harmonias — cores análogas, complementares, tríades de cores, etc — como referência é uma boa maneira de garantir o equilíbrio no ambiente. Mas vale lembrar que isso não deve soar como uma limitação. Na foto desse post temos o projeto de um quarto, no qual criamos os móveis sob medida para o projeto da querida arquiteta e amiga Catarina Toaldo Loder.

Explore todas as possibilidades e considere misturas pouco utilizadas para fugir do trivial. Veja alguns exemplos: 

Azul, verde, violeta e rosa 

A princípio pode parecer uma combinação visualmente pesada. No entanto, essa impressão é facilmente evitada com uso do bom-senso. Escolha uma cor de base e aplique as demais em móveis e acessórios.

Em uma cozinha, por exemplo, o azul pode colorir piso e parede, enquanto os móveis sob medida apresentam as outras cores — tudo suavizado com a presença do branco no teto, nos eletrodomésticos e na luminária. 

Roxo, branco e tons alegres 

Mesmo os cômodos com medidas enxutas podem exibir paredes com cores escuras. Para que isso não encolha o ambiente, aposte em móveis e acessórios claros, além de uma iluminação caprichada.

No caso de uma sala com paredes roxas, os móveis, enfeites e teto precisam ser brancos e alegrados com almofadas e tapetes coloridos. Spots de luz planejados ajudam a destacar as cores. 

Verde-limão e laranja 

Essa mistura de tons frios (verde) e quentes (laranja) tem como consequência ambientes joviais e refrescantes. Inclua também elementos florais e tenha um resultado ainda mais agradável e delicado. 

Para utilizá-la em um dormitório, opte pelo verde como base, aplicando-o nas paredes e no jogo de cama. Use o laranja pontualmente nos móveis de apoio, nos travesseiros e nos detalhes. Mais uma vez, o branco pode ser utilizado na cabeceira, em quadros e enfeites para suavizar a combinação. 

Monocromático dinâmico 

Ter apenas uma cor na decoração não precisa ser sinônimo de monotonia. Seja criativo e transforme o tom sobre tom em uma associação atraente e interessante, misturando os claros com os intermediários e escuros.

Em uma área social com boa iluminação natural, por exemplo, um tom intermediário de azul pode ser usado nas paredes, enquanto um mais claro é escolhido para o sofá principal e o tapete e os mais escuros para as almofadas e objetos pontuais.

Mesmo seguindo as harmonias recomendadas pelo círculo cromático, há uma infinidade de maneiras de aplicar cores na decoração. Descubra as que mais combinam com sua personalidade e transmita seu estilo em todos os ambientes. 

Está em Pelotas? Fale com a gente! Estamos prontos para deixar sua casa mais funcional e inteligente.

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

27/09/2017
Decoração preta e branca: 5 dicas para utilizar bem essa combinação
Na hora de escolher cores para a decoração da casa, muita gente se perde na paleta de
Leia mais
18/09/2017
4 dicas para ter uma miniadega sob medida em casa
Além de saboroso, o vinho traz inúmeros benefícios para a saúde. E o mel
Leia mais
15/09/2017
Organização: 6 formas de ganhar mais amplitude em uma sala conjugada
Com a adaptação do tamanho dos apartamentos à realidade das cidades grandes, a
Leia mais
19/07/2017
Pisos para escritório: como escolher e harmonizar com a decoração?
O cuidado com a decoração em ambientes comerciais é essencial para garantir o s
Leia mais
26/06/2017
Móveis sob medida coloridos: 3 dicas para usar essa tendência em casa
Na hora de decorar seu apartamento, personalidade e estilo devem vir acompanhados de durabilidade e
Leia mais
23/06/2017
Móveis sob medida para o quarto do casal: por que apostar nessa ideia?
Provavelmente, você já ouviu falar sobre os móveis sob medida para quarto de cas
Leia mais