Quais as diferenças entre os móveis sob medida e planejados?

O mundo da decoração está em alta e vemos uma verdadeira profusão de programas de televisão e revistas especializadas sobre o tema. Isso torna a escolha entre móveis sob medida e planejados ainda mais complicada de ser feita.

As duas opções já são uma evolução em relação à mobília antiga, que era muito mais genérica. No entanto, cada qual tem suas especificações e diferenças. Você sabe quais são elas? Ainda não? Então confira o conteúdo que preparamos para te ajudar a fazer a melhor escolha!

Móveis planejados

Os móveis planejados são, como o próprio nome já diz, aqueles produzidos mediante uma planificação média que tenta atender à maioria dos lares brasileiros. Eles são fabricados em larga escala e obedecem um projeto que se baseia nas dimensões mais comuns para os cômodos-padrão de grande parte dos consumidores do nosso país.

A partir de peças que já são previamente determinadas ainda na fábrica, as lojas especializadas desenvolvem a concepção, geralmente por meio de softwares de computador específicos sobre o tema.

Com essa técnica, é possível decorar ambientes de um jeito interessante e com um preço acessível. Porém, apesar da praticidade, nem sempre se consegue chegar ao nível de perfeição e personalização que os móveis sob medida podem oferecer.

Essa é, portanto, uma escolha mais indicada para quem quer economizar na compra desses artigos, mas que também tem a consciência de que haverá alguma perda na qualidade, pois não é uma produção feita nos mínimos detalhes para o seu imóvel, suas demandas, expectativas e necessidades. A matéria prima pode até ser a mesma, mas a concepção e a execução da mobília sob medida são muito mais elaboradas e exclusivas.

Móveis sob medida

A principal diferença entre os móveis sob medida e planejados é que os primeiros são feitos de maneira exclusiva para um cliente, levando em conta os cômodos, as medidas, o estilo e o tipo de ambiente no qual eles serão inseridos. Eles podem fugir completamente do padrão e ter uma concepção única, de acordo com as necessidades e o desejo do comprador. O nível de personalização, portanto, é muito mais elevado.

Para clientes cujo foco está na qualidade e na beleza, os móveis sob medida são a escolha perfeita. O fabricante irá desenvolvê-los com base na metragem exata disponibilizada em sua residência e será completamente encaixado com o seu gosto. Cada peça tem um corte único, com o formato perfeito para que se encaixe milimetricamente no ambiente.

A técnica de produção permite que se trabalhe de uma maneira particular, com aplicação de artigos mais elaborados e um nível extremo de detalhamento. É possível incluir frisos, recortes, e molduras diferenciadas. A adequação também é outra característica: móveis com colunas ou profundidades fora do padrão podem se beneficiar da mobília sob medida, pois ela se adapta a qualquer imperfeição. Você não tem desperdício de espaço e deixa o seu lar muito mais funcional.

Preste atenção também a presença de arquitetos no planejamento dos móveis. Este é o diferencial de algumas empresas, pois ele vai pensar o seu móvel em harmonia com o projeto do seu espaço ou ao seu gosto pessoal.

Entendeu as principais diferenças entre os móveis sob medida e planejados? Gostou desse conteúdo? Então assine gratuitamente a nossa newsletter e receba outros artigos como esse em primeira mão!

Se você mora em Pelotas, pode falar com nossas arquitetas e agendar uma visita para pensarmos em seus móveis sob medida. 

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

28/11/2017
Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito
A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet
Leia mais
22/11/2017
6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça
Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade
Leia mais
15/11/2017
Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente
Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estu
Leia mais
10/10/2017
Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!
Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente.
Leia mais
03/10/2017
Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço
Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. &Eac
Leia mais
29/09/2017
Quarto dos filhos: como organizar e ganhar espaço?
Infância é quase sinônimo de bagunça, o que faz a tarefa de organizar um q
Leia mais