Sala de jantar pequena: 5 dicas para aproveitar melhor o espaço

A importância da alimentação vai muito além da obtenção de nutrientes: comer é também um ato cultural e social. Por isso, o ambiente onde acontecem as refeições é um dos lugares essenciais de uma residência. No entanto, é também um dos mais negligenciados, principalmente quando se trata de uma sala de jantar pequena.

A decoração desse cômodo pode valorizar a sua casa e criar um espaço aconchegante para pôr o papo em dia com a família e os amigos. No caso de uma sala de jantar pequena, é ainda mais importante atentar-se aos detalhes, buscando trazer a sensação de amplitude ao recinto, sem esquecer de agregar beleza e conforto.

Se você não dispõe de muito espaço em sua casa, confira as nossas dicas para aproveitar melhor a sua sala de jantar! Boa leitura!

1. Invista em tons neutros e pastéis

As cores mais claras e neutras, como os tons pastéis, refletem a luz de forma muito mais eficiente do que as mais escuras. Caso você não abra mão de cores marcantes e fortes, pode optar por utilizá-las em alguns objetos, como pontos de contraste.

Tente harmonizar o ambiente com a ajuda de uma paleta de cores, utilizando tons próximos para o piso, as paredes e maior parte da mobília. Esse truque faz os cômodos parecerem mais amplos e distribui a luz de maneira equilibrada.

2. Aposte na decoração minimalista

Já dizia o famoso arquiteto alemão Ludwig Rohe: menos é mais. O alicerce da decoração minimalista é justamente a utilização de poucos móveis, que sejam funcionais, e de ornamentos pautados na simplicidade.

O estilo de design escandinavo é um dos que mais abraça esses conceitos, sendo reconhecido mundialmente pelo equilíbrio entre seus componentes. Outra dica é usar vidros e transparências e colocar plantas em pontos específicos — nos vértices do cômodo, por exemplo, elas suavizam as extremidades e fazem parecer que a sala não acaba por ali.

3. Use e abuse de espelhos

Assim como as cores claras, os espelhos aumentam a percepção do espaço, fazendo-o parecer maior e mais amplo. No entanto, eles precisam ser bem dispostos, para que reflitam a luz de maneira inteligente. Não adianta muito pendurar um espelho de frente a uma parede, certo?

Eles devem ser posicionados estrategicamente, de preferência contra pontos de iluminação. Experimente colocá-los na parede oposta a uma janela, ou fazê-los refletir a mesa de jantar.

4. Cuide da iluminação

A melhor escolha de iluminação para uma sala de jantar pequena é, sem dúvidas, a natural, que contribui com a harmonia perfeita. No entanto, a luz artificial também é necessária e deve ser planejada com carinho.

Uma boa opção para evitar a aglomeração de itens no piso é o uso de lustres e outras luminárias aéreas. Além de conferirem muita beleza e elegância ao ambiente, evitam a poluição visual e não atrapalham o trânsito das pessoas pelo cômodo.

5. Escolha móveis adequados para uma sala de jantar pequena

Falar sobre a mobilidade dos residentes da casa nos leva ao ponto mais importante: a escolha dos móveis certos para a sua sala de jantar. Algumas dicas ajudam com a parte visual, como optar por móveis mais baixos e mesas ovais.

No entanto, a funcionalidade e a localização da mobília são fatores importantíssimos. Por isso, escolher móveis sob medida pode ser o melhor modo de valorizar o seu imóvel e garantir que tudo esteja em seus devidos lugares. Esse tipo de produto é feito especialmente para você, levando em consideração suas necessidades e o espaço disponível.

E aí, gostou das dicas para aproveitar o espaço da sua sala de jantar pequena? Lembre-se: tamanho não é documento! Um ambiente reduzido, porém bonito e aconchegante, pode ser tão especial quanto um espaço amplo.

Agora, que tal nos ajudar a espalhar as dicas compartilhando este post nas redes sociais? Até a próxima!

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

13/10/2017
Home Office: como montar um escritório aconchegante em um espaço pequeno
Montar escritório em casa não é útil apenas para quem trabalha em Home O
Leia mais
05/10/2017
Como organizar sapatos em um quarto pequeno?
As medidas enxutas dos cômodos nos apartamentos de hoje em dia exigem criatividade, organiza&c
Leia mais
21/09/2017
Criando uma área de churrasqueira sob medida: como aproveitar pequenos espaços?
Ter um espaço em casa dedicado ao lazer e ao descanso deixou de ser um luxo há muito t
Leia mais
17/05/2017
Como decorar meu apartamento pequeno com estilo sofisticado?
Os imóveis estão cada vez mais compactos. Até mesmo os prédios de alto p
Leia mais
23/01/2017
Cozinha Americana: 7 formas de lidar com o pouco espaço
A cozinha americana é conhecida por integrar os ambientes da casa sem deixar de lado a beleza
Leia mais
13/01/2017
Ambientes integrados: uma solução perfeita para aproveitar espaços
Vivemos um tempo em que as residências estão cada vez menores, e para achar soluç
Leia mais