Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito

A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet próprio" e ter um cantinho especial para suas roupas e acessórios. Mas o quarto é pequeno… E agora?

Falta de espaço não é motivo para desistir do seu projeto. É possível ter um closet perfeito — funcional e bonito — que caiba no seu quarto e que harmonize com a decoração dos demais ambientes. Quer saber como? Confira nossas dicas e aprenda a montar um closet pequeno!

1. Luzes, closet, ação!

Luz é uma necessidade e — não se esqueça! — uma estratégia. A iluminação adequada é sua aliada na organização e pode ajudar você a destacar partes do closet, sua peça de roupa favorita ou aquele statement shoe.

Aposte em uma luz difusa, que se espalhe da maneira mais uniforme possível pelo ambiente. A iluminação ideal não cria sombras nem incomoda a sua visão. Considere, ainda, a possibilidade de investir em fitas de led, que podem ser bastante úteis na iluminação das prateleiras.

2. Pares perfeitos

Invista em uma sapateira. E não precisa ser um modelo tradicional, fechado. Pense a sapateira como um conceito, não apenas como um móvel: o mais importante é guardar seus calçados de maneira organizada e bem distribuída. Isso pode ser feito usando prateleiras, ganchos, nichos ou caixas especiais. E nunca se esqueça de que sapatos precisam de ventilação.

3. Espelho, espelho meu

O closet pequeno duplica de tamanho com o uso de um bom espelho. Você pode colocá-lo no que seria a parede do fundo do espaço e ganhar amplitude visual com um truque simples.

Os espelhos também maximizam a iluminação do ambiente e são fundamentais para conferir o resultado do look escolhido.

Você pode apostar na colocação de espelhos no fundo de cada prateleira. O efeito é sensacional: além de ampliar instantaneamente, fica muito bonito e sofisticado. Além disso, os espelhos posicionados assim facilitam a localização e visualização dos itens que estão mais para o fundo.

4. Open-minded

Pense na possibilidade de um pequeno closet aberto. Quando você abre mão de portas e divisórias separando o closet do quarto, há um ganho automático de espaço e um apelo estético bastante contemporâneo. A dica, entretanto, só vale para pessoas especialmente organizadas, afinal, tudo está à mostra!

Para quem tem uma rotina corrida, esta pode ser uma forma bastante prática de escolher o que vestir: afinal, as chances de se esquecer de uma peça bonita no fundo do armário são nulas.

5. Portas de correr

Agora se o caso for exatamente o contrário e organização não for o seu forte, não se preocupe! Portas de correr são a resposta certa para você. Além de não ocupar espaço, servirão para ocultar o que não precisa ficar exposto.

 A porta de correr pode ser feita dos mais diferentes materiais, como alumínio, MDF, vidro, entre outros. Caso seja produzida em material diferente do usado para construção do closet vai garantir modernidade ao ambiente.

6. Degradê de cores

Organizar as roupas em um degradê de cores, além de criar um visual interessante e equilibrado, facilita muito o dia a dia, pois por meio dessa arrumação fica mais fácil localizar a roupa que você quer usar.

Essa simples tática pode até dar algum trabalho na hora de sua execução, mas depois vai contribuir para uma rotina mais prática e ágil.

7. Nichos com rodinhas

Investir em nichos com rodinhas é uma boa estratégia para ter mobilidade no closet. Esse tipo de mobília é bastante flexível por poder ser encaixado em qualquer espaço vago.

Além disso, se o local estiver muito apertado, o nicho pode ser movido para a entrada do closet, e fazer as vezes de um móvel de apoio. Com criatividade e bom gosto dá para criar muitas alternativas com esse item tão versátil.

8. Divisórias organizadoras

Já que o espaço é pequeno é preciso ser criativo para explorar todas as possibilidades de organização.

Para os closets que possuem uma porta para separá-lo do resto do ambiente, surge uma excelente oportunidade: usar o espaço atrás da porta para pendurar divisórias organizadoras.

Funcional, esse tipo de produto armazena desde calcinhas, sutiãs, e meias, até sapatos e roupas que não amassam.

Pode apostar na divisória sem medo, pois na hora da arrumação muitas coisas poderão ser guardadas nela.

9. Na medida

Se o que falta são m², não é boa ideia tentar montar um closet com móveis prontos. As chances de que eles tenham o tamanho ideal para o seu quarto são pequenas e você possivelmente não aproveitará todo o ambiente. Além disso, há o risco de o cômodo parecer abafado.

Solução? Opte por móveis sob medida: um arquiteto avaliará quanto espaço você tem disponível e fará um projeto aproveitando cada cantinho. Essa questão é muito importante, pois um profissional habilitado será capaz de criar espaço até mesmo onde seus olhos nunca imaginaram!

Além disso, você terá a chance de personalizar o projeto de acordo com seus gostos e preferências! Cores, texturas, padronagens... Além da qualidade e durabilidade superiores, os acabamentos seguirão o seu estilo. A probabilidade de um closet para sonhar acordada acaba de aumentar!

10. Encaixotando

Caixas e cestos organizadores são ótimos itens para se ter ao montar um closet pequeno. Você pode integrá-los ao espaço sem dificuldades, já que existem modelos de diferentes formatos, tamanhos e cores.

Além disso, eles servem para arrumar roupas que você usa com menos frequência ou só em determinadas estações.

11. Verticalize

Closets pequenos têm propensão à desorganização, especialmente se você possui muitas roupas e acessórios.

Imagine uma coleção de colares longos. Lindos, mas que se embolam em um piscar de olhos. Uma forma simples e prática de resolver este tipo de problema é explorar os espaços verticais onde não haveria mobília. Você se lembra dos móveis sob medida? Eles podem conter displays e ganchos — diga adeus aos colares enovelados e foulards amassados!

Vale lembrar a possibilidade de nichos estratégicos para bolsas e gavetas em colmeia, especiais para acessórios. Ou mesmo aquele cantinho para deixar separado o look do dia seguinte.

Mesmo morando em apartamentos menores, com planejamento e criatividade é possível ter um closet pequeno — bonito e prático — para chamar de seu, que caiba no seu sonho e no seu quarto!

Agora que você já sabe como montar um closet pequeno, assine nossa newsletter para receber dicas e inspirações!

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

22/11/2017
6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça
Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade
Leia mais
15/11/2017
Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente
Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estu
Leia mais
10/10/2017
Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!
Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente.
Leia mais
03/10/2017
Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço
Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. &Eac
Leia mais
29/09/2017
Quarto dos filhos: como organizar e ganhar espaço?
Infância é quase sinônimo de bagunça, o que faz a tarefa de organizar um q
Leia mais
07/08/2017
5 dicas de decoração para otimizar o espaço de um quarto pequeno
De uns tempos para cá, os imóveis têm se tornado cada vez menores e, assim, pens
Leia mais