Como decorar apartamentos pequenos? Descubra aqui

Se você mora em um apartamento em que sobra pouco espaço para tantas ideias de decoração, fique tranquilo! Saiba que é possível aliar beleza, praticidade e funcionalidade tendo em mente alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de decorar apartamentos pequenos. Continue a leitura deste post e confira 9 dicas incríveis para arrasar na decoração do seu lar!

1. Invista em móveis sob medida 

Os ambientes de um imóvel nem sempre são regulares, podendo conter quinas, curvas, cantos, diferenças de altura e outras peculiaridades que somente a versatilidade dos móveis sob medida são capazes de contemplar.

Os móveis sob medida procuram respeitar a dinâmica dos ambientes, são projetados de acordo com o gosto e necessidades práticas do morador, podem custar menos do que outros tipos de móveis e possuem uma qualidade excepcional. São características que tornam a relação custo-benefício desse tipo material um atrativo.

E para quem está decorando um apartamento pequeno, nada melhor que encontrar móveis com este perfil, já que se adéquam perfeitamente às necessidades de uso de cada pessoa, cabem no bolso e buscam aproveitar cada centímetro do espaço, por mais limitado que seja. Faça um orçamento com uma empresa especializada e conte com um suporte profissional!

2. Potencialize os espaços com espelhos

Empregados da maneira certa, os espelhos são capazes de conferir aos mais diversos ambientes do seu apartamento maiores dimensões. Parece mágica, mas, na verdade, os espelhos refletirão objetos de decoração, locais iluminados ou até mesmo um cômodo inteiro, valorizando ainda mais os espaços pequenos do seu lar, dando a sensação de amplitude.

Além disso, você poderá escolher espelhos em formatos diferentes e com molduras incríveis, que ajudarão a incrementar ainda mais a decoração do seu apartamento.

3. Aposte em cores claras

Para as paredes de um apartamento pequeno, menos é mais! Aposte no bom e tradicional tom de branco, por exemplo. Ele é simples e excelente para aproveitar ao máximo a iluminação natural ou artificial dentro dos ambientes. Tons claros transmitem uma sensação mais leve aos moradores e evitam que os cômodos pareçam menores do que na verdade são.

Caso prefira algo mais criativo, procure por cores que tenham a ver com o seu estilo e gosto pessoal, mas sempre próximas àquelas tonalidades mais claras da paleta. Nesses casos, você poderá até mesmo colorir somente uma das paredes do cômodo, chamando atenção para uma das superfícies apenas, criando um efeito estético incrível no seu apartamento sem descuidar da sua funcionalidade.

4. Atente-se aos detalhes

Os mínimos detalhes podem coroar toda a decoração de um ambiente, principalmente quando estamos falando de cômodos pequenos, nos quais tudo é rapidamente notado. Veja abaixo algumas dicas que podem transformar a decoração do seu apartamento:

- sala: uma poltrona com design moderno pode ser um ótima opção, já que é menor que um sofá convencional e foge do senso comum. Que tal algo inspirado nas cores vibrantes da pop art?
- cozinha: a instalação de lâmpadas de LED sob prateleiras ou próximas a alguma bancada deixarão esse espaço mais clean e elegante, respeitando o espaço reduzido.
Longe dos exemplares cafonas e mal confeccionados existentes por aí, atualmente há plantas artificiais de muito bom gosto, sendo utilizadas inclusive por renomados decoradores. Em apartamentos, essa pode ser uma boa forma de decorar os ambientes de modo prático sem ocupar espaço.

5. Opte por ambientes multifuncionais e interligados

Ambientes multifuncionais permitem que você aumente o seu leque de opções ao mobiliar e decorar um apartamento pequeno, por um baixo custo e com naturalidade. Um bom exemplo é a transformação de um único cômodo em sala de estar e sala de jantar. Isso pode ser feito utilizando tapetes e móveis em cores distintas, porém harmônicas, que indiquem a quebra sutil entre o início e término de cada ambiente.

De um lado, televisão, prateleiras e um sofá bege, por exemplo, e do outro lado, uma bela mesa de jantar branca com uma luminária rebaixada no centro. O segredo para uma boa integração de ambientes é a naturalidade na transição entre um cômodo e outro.

6. Escolha móveis multiuso

Em ambientes pequenos, ter muitos móveis não é uma relação harmoniosa. Neste caso, é melhor ter móveis multiuso do que possuir vários outros. Por exemplo, o sofá baú otimiza bastante espaço da sala. Ele tem um compartimento interno no qual se pode guardar o que achar mais apropriado. 

Também os quartos podem contar com as camas baú. Elas são excelentes para guardar roupas de cama, objetos diversos e tudo mais que você quer deixar no quarto. 

Para a sala, a recomendação é o banco-escada. Ele supre aquela necessidade de eventualmente precisar de uma escadinha para subir para pegar alguma coisa e também de ter um banco para quando faltar lugar para os convidados. Ele vai ser bastante útil com suas duas funcionalidades. Basta ajustar o degrau que fica na parte interna do banco e pronto!

7. Explore o potencial vertical do seu apartamento

Temos o costume de ocupar o ambiente de forma horizontal — e, muitas vezes, deixamos os espaços abarrotados. Portanto, está na hora de explorar outra direção! Uma ótima solução é verticalizar.

Não é preciso que a casa tenha um pé direito muito grande: mesmo ambientes pequenos no comprimento e na altura podem ter objetos que exploram o sentido vertical.

É o caso de instalar pallets ou estruturas de madeira para guardar objetos da sua casa. Vinhos, livros e objetos decorativos podem ser empilhados em uma espécie de estante. Prateleiras e nichos também são boas opções.

8. Aproveite a luminosidade natural

A iluminação é um item fundamental; quanto mais luz natural o apartamento tiver, melhor. Neste sentido, vale a pena apostar em cortinas com tecidos leves e de cores claras. Por exemplo, você pode escolher tons de areia e até mesmo o branco.

Cortinas de tonalidades neutras costumam deixar a iluminação mais homogênea, ainda mais se no cômodo existe uma janela grande e há grande incidência solar. Aproveite a luz que vem de fora e deixe-a entrar na sua residência. Você terá um espaço mais alegre e ainda com a impressão que é maior

9. Leve em conta as plantas na hora de decorar

Muitas pessoas acabam ignorando o poder que as plantas exercem na decoração do apartamento. Elas trazem mais vida, garantem a sustentabilidade da residência e são ótimos elementos de ornamentação.

Nesse sentido, a ideia é criar jardins verticais. Eles podem ser compostos por diversas plantas que se alinham com o estilo decorativo da casa. Por exemplo, se você tem um apartamento mais clean, é recomendável usar palmeiras e samambaias para contrastar. Elas deixam o espaço com uma cara mais tropical. Mas se você prefere uma decoração mais rústica, aposte em cactus. Essa planta é de fácil manutenção e dá um toque exótico ao ambiente, sem perder a elegância.

Para instalar os jardins verticais basta providenciar uma estrutura de madeira ou pallet e pendurar os vasos com ganchos. Varie a altura de acordo com o tipo de planta ou com o tamanho dos vasos. Desta forma, o jardim pode fazer parte da sala, cozinha ou varanda do seu apartamento, deixando tudo com um aspecto mais alegre.

Gostou das nossas dicas sobre como decorar apartamentos pequenos e já está pronto para decorar o seu? Então assine a nossa newsletter para ler outros conteúdos como este.

Se você mora em Pelotas e região, pode contar com nossas arquitetas. Elas vão até sua casa ou ambiente de trabalho para conhecer seu estilo, ouvir suas necessidades e ajudar no projeto dos móveis sob medida.

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

06/11/2017
Sala de jantar pequena: 5 dicas para aproveitar melhor o espaço
A importância da alimentação vai muito além da obtenção de
Leia mais
13/10/2017
Home Office: como montar um escritório aconchegante em um espaço pequeno
Montar escritório em casa não é útil apenas para quem trabalha em Home O
Leia mais
05/10/2017
Como organizar sapatos em um quarto pequeno?
As medidas enxutas dos cômodos nos apartamentos de hoje em dia exigem criatividade, organiza&c
Leia mais
21/09/2017
Criando uma área de churrasqueira sob medida: como aproveitar pequenos espaços?
Ter um espaço em casa dedicado ao lazer e ao descanso deixou de ser um luxo há muito t
Leia mais
17/05/2017
Como decorar meu apartamento pequeno com estilo sofisticado?
Os imóveis estão cada vez mais compactos. Até mesmo os prédios de alto p
Leia mais
23/01/2017
Cozinha Americana: 7 formas de lidar com o pouco espaço
A cozinha americana é conhecida por integrar os ambientes da casa sem deixar de lado a beleza
Leia mais