Entenda como combinar a decoração da casa com móveis

Os móveis e a decoração da casa são os elementos que vão compor e dar todo o charme e aconchego da sua morada. Nesse sentido, ambos devem estar em sintonia e conversando entre si para que o ambiente fique impecável.

Entretanto, nem sempre é fácil encontrar uma boa harmonia entre esses dois elementos. Por isso, preparamos um post em que detalharemos tudinho para você através das nossas dicas. Confira!

Como combinar a decoração em um ambiente pequeno?

O maior desafio de decorar um ambiente pequeno é aproveitar da melhor forma o espaço, mantendo uma visão ampla do ambiente todo. Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que um ambiente pequeno não deve possuir muitos móveis.

Isso porque o excesso de móveis, além de não deixar espaço para uma circulação tranquila, satura o ambiente, deixando-o parecer menor. Nesse sentido, escolha apenas o fundamental: para uma sala, por exemplo, sofá, apoios laterais, mesa e estante já bastam.

Ademais, dicas importantes são apostar nos móveis, preferencialmente sob medida, planejados para o seu ambiente. Priorize  as linhas retas que valorizam seu design, madeiras claras, sofás com um estofado liso, mais neutro e mesas com tampos de vidros. Esses elementos garantem mais leveza e sensação de amplitude ao ambiente.

Como combinar móveis coloridos?

De volta à década de 70, a última moda são as cores e estampas vibrantes para os ambientes da casa. Entretanto, é preciso ter muito cuidado para combinar móveis e decoração nesses casos.

Você pode, por exemplo, usar um móvel colorido como destaque em meio a uma decoração de cores mais neutras. Ou você pode usar uma cor em destaque que predomina na decoração e nos móveis.

Para os mais ousados, também é possível usar duas cores predominantes que sejam contrastantes entre si, sendo que uma cor acaba ressaltando a outra. Por exemplo, uma mesa rosa choque pode ser usada para contrastar com uma parede e um sofá da cor cinza. 

Como usar móveis brancos na decoração da casa?

O branco é uma cor muito querida das pessoas, mas que gera muitas dúvidas quando o assunto é conservação e combinação com o restante da decoração da casa.

O grande segredo está em investir numa decoração que provoque contraste com o móvel branco — principalmente se a parede também for branca. Por exemplo, móveis brancos na cozinha não têm erro, mas se a parede também for branca, é legal investir em acessórios coloridos, tais como puxadores e revestimentos de uma cor mais chamativa.

Outra dica é combinar os móveis brancos com móveis de outras cores ou apostar no contaste com madeiras mais escuras, as quais também dão um efeito lindo ao ambiente.

Como combinar os pisos com os móveis?

Até agora falamos dos móveis e dos acessórios, mas não demos muita atenção aos pisos. Afinal, qual a melhor maneira de fazer essa combinação? Abaixo, separamos algumas dicas fantásticas para você:

Os detalhes devem estar presente em apenas uma das partes

Se o piso já possui detalhes, é interessante que os móveis sejam mais neutros ou vice-versa, para que o ambiente não fique exagerado e poluído visualmente.

Cuidado com o excesso de brilho

Para que o ambiente não fique muito brilhante, deixe o brilho predominar em apenas um dos elementos. Por exemplo, se os pisos já são brilhantes, procure optar por móveis mais foscos.

Contraste cores claras e escuras

O contraste de cores claras e escuras é uma velha regra, mas que permanece atualizada até hoje e não tem erro. Se os móveis são mais claros, eleja pisos mais escuros ou o inverso.

Por meio dessas dicas, com certeza ficará mais fácil encontrar a perfeita harmonia entre os móveis e a decoração da sua casa.

Gostou do nosso texto? Você está querendo mudar a decoração da casa? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo?

Acho que você poderá gostar também de ler "10 MODOS DE APROVEITAR MELHOR OS ESPAÇOS"

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

28/04/2022
Textura Linho: como usar na decoração do meu lar e como influencia no acabamento final?
Quando se fala em decoração, é preciso trabalhar com carinho o conceito de texturas emLinho.Se vo
Leia mais
20/10/2017
Misturar cores na decoração? Veja algumas dicas para sair do comum!
O uso das cores na decoração pode modificar completamente um ambiente. Por meio da inf
Leia mais
27/09/2017
Decoração preta e branca: 5 dicas para utilizar bem essa combinação
Na hora de escolher cores para a decoração da casa, muita gente se perde na paleta de
Leia mais
18/09/2017
4 dicas para ter uma miniadega sob medida em casa
Além de saboroso, o vinho traz inúmeros benefícios para a saúde. E o mel
Leia mais
15/09/2017
Organização: 6 formas de ganhar mais amplitude em uma sala conjugada
Com a adaptação do tamanho dos apartamentos à realidade das cidades grandes, a
Leia mais
19/07/2017
Pisos para escritório: como escolher e harmonizar com a decoração?
O cuidado com a decoração em ambientes comerciais é essencial para garantir o s
Leia mais