Com a adaptação do tamanho dos apartamentos à realidade das cidades grandes, a sala conjugada passou a ser a 1ª opção das construtoras para aproveitar a metragem dos imóveis compactos. Ela divide espaço com a cozinha americana e pode acumular as funções de sala de estar, sala de TV, sala de jantar, varanda e, às vezes, até escritório.
É essencial planejar a sua decoração com cautela e criatividade para que sua sala conjugada consiga abrigar tantas atividades de forma funcional, prática e confortável. Neste post, mostraremos 6 dicas de como isso pode ser feito. Veja:
Cores claras refletem mais luz, o que causa sensação de amplitude. Por isso, prefira tintas e revestimentos em tons mais suaves. O cuidado com as cores também é necessário na aquisição de móveis e de acessórios, pois o ambiente ficará pesado se eles forem escuros.
Isso não significa que o branco deve tomar conta de tudo: mantendo a base neutra, as cores mais fortes podem ser utilizadas de forma pontual. Caso prefira uma cor mais forte em destaque, aplique-a em uma parede e use móveis neutros.
As listras aumentam a sensação de altura e de extensão. Dessa forma, listras verticais podem ser aplicadas em paredes com o pé-direito baixo (para que pareçam mais altas) e as horizontais em paredes estreitas (para que pareçam mais longas).
O efeito das listras também pode ser conseguido de forma indireta, adquirindo móveis com superfícies da mesma altura, como mesas, racks e aparadores.
Os espelhos conseguem duplicar visualmente o ambiente. Nas salas conjugadas, ficam ótimos na parede ao lado da mesa de jantar ou junto a um aparador próximo à porta de entrada.
Lembre-se de garantir uma instalação segura para que não haja risco de acidentes e de se atentar para que o reflexo do espelho não seja de algo indesejável — como porta de banheiros ou eventual bagunça na cozinha.
As portas convencionais ocupam muito espaço com seu raio de abertura. As portas de correr possibilitam a melhora da circulação por possibilitar melhor aproveitamento de área na distribuição dos móveis.
Além das portas dos cômodos, também opte por portas de correr nos racks, armários e estantes.
Um ambiente que acomoda tantas tarefas exige móveis que também exerçam mais de uma função. Ao adquirir móveis multifuncionais, você poupa espaço e dinheiro.
Algumas boas opções para otimizar salas conjugadas são:
- banquinho que sirva como assento e mesa auxiliar;
- luminária de piso com prateleiras na base;
- mesa de centro que acomode CDs, livros e revistas;
- pufe que armazene objetos e possa ser usado como mesa de centro;
- sofá retrátil que ocupe menos espaço quando não estiver sendo utilizado.
Para ter certeza de aproveitar bem cada centímetro quadrado da sua sala conjugada, opte pelos móveis sob medida. Com eles, será possível acondicionar os seus pertences de forma apropriada e acomodar várias funções em espaços mínimos.
Além de potencializar o seu espaço, os móveis sob medida vão conferir unidade visual ao ambiente pela repetição de revestimentos e continuidade de linhas, aumentando a sensação de amplitude.
Sala conjugada pode parecer um desafio de ocupação de espaço. No entanto, com planejamento e criatividade, ela consegue suprir todas as necessidades do cotidiano. Siga as nossas dicas e garanta todo conforto, praticidade e bem-estar que você merece vivenciar no seu lar.
Você está em Pelotas? Então fale com a gente! Teremos a maior satisfação em transformar a sala dos seus sonhos em realidade.