Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade de coisas, o famoso quarto da bagunça. E, por mais útil que o espaço seja, sem um pouco de organização, ele pode fazer jus ao nome e se tornar um verdadeiro caos.
Se esse é o seu caso, não se preocupe. No post de hoje, mostraremos como é possível organizar melhor esse cômodo. Após a leitura, você verá que dicas simples são capazes de trazer ótimos resultados. Acompanhe!
O primeiro passo para organizar melhor o quarto da bagunça é fazer uma triagem, ou seja, separar todos os objetos que estão no espaço e decidir o que deve ser jogado fora, o que pode ser doado e o que será mantido. Isso facilitará o trabalho e ainda permitirá uma boa faxina.
Separe três recipientes, um para cada categoria, e vá distribuindo os itens: peças em bom estado, mas que não têm mais uso podem ser doadas; as que já estão quebradas e não funcionam mais vão para o lixo/reciclagem; e aquelas de que você não quer se desfazer devem ser limpas e mantidas. Depois acondicione tudo com segurança e dê sequência ao processo de organização.
Setorizar é a palavra-chave na hora de arrumar o ambiente e significa nada mais que a ação de criar espaços destinados aos objetos dentro do lugar, ou seja, agrupá-los.
Você deve pensar nos itens do cômodo e separá-los conforme sua função e frequência de uso. Por exemplo, ter um cantinho para as ferramentas, separar um espaço para os mantimentos, para os vinhos, guardar os brinquedos todos juntos etc. Outro ponto é separar os objetos de acordo com quantas vezes você os utiliza: o que for de uso rotineiro, deve estar sempre à mão; o restante pode ficar em locais mais altos ou de acesso mais difícil.
Mas você deve estar se perguntando: e quanto aos pequenos objetos, que não se enquadram em nenhum setor, como fazer? Para isso, a dica é investir em caixas transparentes.
Além de serem superversáteis, essas caixas permitem a visualização do seu interior, assim, você não precisa abrir todas para descobrir o que tem dentro. As que têm divisórias são ótimas para armazenar miudezas e manter tudo arrumadinho. Se preferir, você ainda pode etiquetá-las, deixando tudo ainda mais fácil de ser encontrado.
Outra ferramenta que é tiro e queda e aliada poderosa da arrumação é o painel perfurado. Ele ocupa um espaço bem pequeno na parede, mas permite que você pendure um montão de coisas.
Escolha uma parede livre e instale o painel nas medidas apropriadas. Pinte-o e coloque ganchos, prateleiras e barras em toda a sua extensão, depois é só pendurar os itens. Eles são ótimos para guardar ferramentas, instrumentos de artesanato, artigos esportivos etc.
Outra opção para organizar itens metálicos, como algumas ferramentas, chaves e até mesmo facas é contar com uma barra imantada. Ela é de fácil colocação e pode ser fixada em diferentes superfícies.
Instale-a diretamente sobre a parede, na porta de algum armário ou sob uma bancada. Uma dica é separar peças pequenas, como parafusos, pregos e porcas em potinhos de vidro e fixá-los nessa barra com as tampas de metal. Não tem erro!
Por fim, considere ter um móvel sob medida que atenda suas necessidades e deixe o espaço perfeito. Muitas vezes, esses cômodos da bagunça têm certas especificidades que somente um móvel planejado é capaz de suprir.
Além de deixar tudo muito harmonioso, você tem uma peça de qualidade, de fácil montagem, durável, com excelente custo-benefício e que impedirá o quartinho de voltar a ser o caos que era antes.
O quarto da bagunça pode ser bastante útil, mas, sem um mínimo de organização, ele pode atrapalhar mais do que ajudar. Esperamos que estas dicas sejam úteis para você e te motivem a colocar o seu cantinho em ordem. Se gostou e quer receber mais conteúdos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter!