O mercado moveleiro é algo que muda constantemente: é possível encontrar uma infinidade de diferentes tonalidades, materiais, modelos e funções para os móveis planejados que atendem a diferentes gostos.
Neste post separamos algumas tendências para 2022 que vão fazer a diferença no mercado de móveis planejados como um todo, confira:
1- Conforto com texturas em evidência:
O conforto dentro de casa passou a ser uma prioridade ainda maior nos últimos anos em consequência da pandemia e do aumento do home office. Por isso, as tendências do mercado moveleiro neste ano são móveis e espaços que fornecem o aconchego.
Tanto no quarto, no home office, na sala de estar ou em áreas externas, o conforto se faz presente e é muito bem-vindo, principalmente depois da compreensão de que os nossos lares são nossos abrigos mais valiosos e seguros e merecem atenção especial.
2- Minimalismo acolhedor:O minimalismo é uma tendência que ganha cada vez mais adeptos. Trata-se de uma proposta de compreender que o menos é mais. Nos móveis e na decoração, aplicar o conceito de um móvel com várias utilizações.
Móveis que sejam fáceis de usar e combinar, ou que possam ser usados em várias situações, como móveis retráteis, que atendem a outros usos e ainda podem compor em ambientes distintos.
A madeira e o metal são muito utilizados neste conceito e os ambientes clean promovem o sossego, o relaxamento e uma melhor compreensão do espaço e de como utilizá-lo.
Essa foi outra tendência que cresceu bastante por causa da pandemia, mas que já era bastante conhecida.
As pessoas estão em busca de conforto e ambientes mais acolhedores e menos frios para viver e receber os amigos e familiares, trabalharem em paz ou para relaxarem depois de um dia longo e desafiador.
3-Simplicidade:
Tanto nos móveis, quanto na decoração e nas cores utilizadas: quanto mais simples, melhor, mas, sempre com um toque de aconchego. Os materiais preferidos são mais macios ao toque, confortáveis e de boa qualidade.
Nada de extravagância nem excentricidade, a funcionalidade é mais valiosa do que a aparência.
A paleta de cores é neutra, com tons creme, cinza e marrom. Os tons pastel ainda permanecem, pois criam uma sensação de tranquilidade e acolhimento.
4-Móveis com mais de uma utilidade:
Compor ambientes que sejam práticos e modernos é uma das tendências que mais cresce mundialmente. E o motivo é simples: cada vez mais os apartamentos e casas estão ficando menores.
É claro que ainda existem casas grandes e espaçosas, mas o aproveitamento de espaço em apartamentos, casas e comércios menores é muito importante para a melhoria da rotina do dia a dia.
Os móveis multifuncionais agregam mais de uma utilidade. É o caso das camas baús, onde é possível guardar malas, cobertores, roupas de cama e uma infinidade de objetos debaixo do colchão, sem perder o espaço ou a funcionalidade da cama.
Mesas de jogos que se transformam em mesas de jantar e vice-versa, prateleiras que viram mesinhas, espelhos que na verdade são sapateiras, mesas de centro com compartilhamentos internos, armários que vão até o teto.
Esses móveis são extremamente práticos para quem tem ambientes pequenos e precisa otimizar o espaço e também para quem tem espaços grandes, mas quer investir no estilo minimalista conforme as tendências do mercado.
5- Aproveitamento máximo do espaço disponível:
Com os projetos de móveis sob medida, aproveitar qualquer cantinho não apenas é uma vantagem como é também uma alternativa para quem precisa ou eventualmente precisará de mais espaço disponível.
Os móveis sob medida também valorizam o imóvel e duram por muito tempo, promovendo economia de tempo e de dinheiro nos anos seguintes ao seu desenvolvimento e instalação.
6- Abuse das cores com consciência:
As cores são companheiras fundamentais da decoração e não podem ficar de fora quando se fala de tendências. É importante, sempre, refletir se a cor do momento é uma cor que você realmente gosta, ou se você só está tentando seguir a moda.
Cores quentes ou escuras
Fazem o ambiente parecer menor, mais quente e aconchegante. Dentre as cores quentes estão o vermelho, amarelo e laranja, bem como suas variações. São indicadas para salas e cozinhas, áreas externas e gourmets, espaços movimentados. É preciso usá-las com cuidado, afinal, cansam a vista quando são empregadas em excesso. Mas, um toque de cor sempre vai bem. Por exemplo, uma cozinha toda neutra com detalhes em amarelo é elegante e atual.
Cores frias ou claras e neutras
Essas são as mais comuns e combinam com qualquer projeto. Especialmente utilizadas em quartos, escritórios e salas de estar, trazem tranquilidade e clareza além de fazerem o espaço parecer mais amplo. Roxo, azul e verde são cores frias muito em alta em projetos sob medida. Bem mais amenas que as cores quentes, as cores frias combinam com ambientes mais sóbrios e delicados.
-
Seja no quarto, na sala de estar ou numa varanda: a ordem de 2022 é investir no conforto e no bem estar de quem está em casa, sem ignorar a beleza e a elegância.
Estar tranquilo em casa e conseguir ter o descanso que precisa para renovar as energias e alcançar os objetivos é o que desejamos em 2022 e nos anos seguintes.
Precisa de um projeto moderno, inovador e que atenda a todas as suas.