Dicas de decoração: aprenda a decorar sua casa com coisas simples!

Decorar a casa ou o apartamento com orçamento apertado é um desafio comum atualmente. Quem tem uma rotina corrida então, ainda precisa lidar com a falta de tempo para se dedicar a isso. No entanto, com algumas dicas de decoração simples e criativas é possível renovar os ambientes de forma rápida, fácil e econômica.

Selecionamos algumas delas para inspirar a renovação da sua residência. Confira!

Utilize objetos de forma criativa

Com um olhar mais atento é possível enxergar novas formas e funções em objetos triviais e transformá-los em peças de destaque na sua decoração. Alguns exemplos são:

Almofadas

As básicas — vendidas até em supermercados — podem ser incrementadas com capas artesanais (pintadas por você mesmo) ou improvisadas. Aproveite camisas ou calças jeans que não são mais usadas para criar capas exclusivas e estilosas.

Banquinhos

Não é preciso deixá-los empilhados esperando visitas! Use-os como apoio na lateral do sofá ou para exibir vasos pela casa. Com três bancos de tamanhos diferentes, por exemplo, você consegue montar um lindo jardim para alegrar sua varanda!

Garrafas

Aproveite os vasilhames vazios que ficaram na despensa depois da última reunião com os amigos e use-os como vasos, centros de mesa ou base de abajur ou luminária (colocando lâmpadas pisca-pisca dentro deles). Você pode usá-los como estão ou revesti-los com tinta e tecido.

Latas

Podem ser utilizadas de várias formas, de acordo com seu tamanho. As menores (como as de milho-verde) podem acondicionar uma horta de temperos ou velas. As de leite em pó podem ser transformadas em luminárias e vasos. Galões de tinta pintados viram porta-toalhas no banheiro ou pufes para a sua sala.

Brinque com cores e formas

Cansou da cor da parede e não quer gastar com uma reforma? Utilize adesivos estampados (que imitam madeira, azulejos e tijolinhos, por exemplo) ou crie padrões com recortes em forma de triângulos ou círculos da mesma cor. Se você gosta de desenhar, saiba que é possível fazer belas ilustrações com tinta acrílica para artesanato.

Tenha peças exclusivas

Alguns itens são coringas da decoração econômica, pois com poucos materiais e muita imaginação eles se tornam peças únicas!

Caixotes

Podem ser usados como gavetas entre prateleiras, caixas organizadoras (coloque rodinhas para facilitar o deslocamento), nichos e formar estantes.

Carretéis

São utilizados de várias formas. Os pequenos se transformam em bancos e os maiores em mesas. Ficam ótimos na varanda e você pode combiná-los com almofadas. Use-os também como apoio para os seus vasos.

Pallets

São os mais versáteis, pois são facilmente desmontados para ganhar novas formas e funções, como mesas, cadeiras, cabeceiras, bancos, jardineiras etc.

Adapte as dicas de decoração à sua realidade

A internet oferece inúmeras ideias e tutoriais de todos os tipos e níveis de dificuldade. Tenha senso crítico para escolher os que de fato agregarão benefícios ao seu lar e não apenas beleza.

Cozinhas com utensílios expostos em prateleiras, por exemplo, têm visual despojado e ficam ótimas nas fotos das redes sociais, mas se você não mora em um local livre de poeira, elas seriam um transtorno e a ideia precisaria ser ajustada, incluindo cortinas nas prateleiras.

Com essas dicas de decoração você conseguirá inspiração para alegrar o seu lar e ainda economizar para investir nos móveis dos seus sonhos. Afinal, não há nada melhor que se sentir bem na própria casa!

Gostou dessas informações? Veja também nossas dicas de decoração para quarto pequeno. Boa leitura!

Receba novidades

Acompanhe nossa News com tendências, ideias e dicas.

Leia também:

08/03/2022
05 vantagens que os móveis planejados têm sobre os comuns!
Em uma residência, várias estratégias podem ser adotadas para deixar a decoração com a sua cara
Leia mais
25/01/2022
Tendências de móveis sob medida para 2022.
O mercado moveleiro é algo que muda constantemente: é possível encontrar uma infinidade de difere
Leia mais
28/11/2017
Tamanho não é documento! Como montar um closet pequeno perfeito
A casa é sua e você tem estilo! Agora, só falta realizar o sonho do "closet
Leia mais
22/11/2017
6 dicas para organizar melhor o quarto da bagunça
Muita gente costuma ter em casa um quarto inativo geralmente utilizado para armazenar uma infinidade
Leia mais
15/11/2017
Cantinho de estudos dos filhos: 5 dicas para criar esse ambiente
Uma das formas de estimular a aprendizagem das crianças é reservar um cantinho de estu
Leia mais
03/10/2017
Confira 5 itens que valorizam e ajudam a sua casa ganhar mais espaço
Ter mais espaço em casa é um grande desafio para quem compra um apartamento hoje. &Eac
Leia mais