Às vezes bate aquela vontade de dar uma renovada na casa, não é mesmo? Pode ser derrubando uma parede, pintando um cômodo específico ou construindo um elemento arquitetônico para valorizar um móvel bem planejado. O problema é que muitos proprietários ficam de cabelo em pé quanto o assunto é reforma. Sabe por quê?
Reformar a casa exige muito planejamento. Caso algo saia errado, o resultado pode ser uma série de transtorno, estresse e dor de cabeça. Pensando nisso, listamos aqui 4 dicas para que você reforme com sucesso, evitando possíveis problemas e deixando tudo do jeito que você sempre quis! Confira!
Essa é sem dúvida a principal dica quando o assunto é dar aquela repaginada no visual da casa. Os serviços relacionados a reformas podem trazer muitas surpresas para o proprietário, assim, ter um planejamento garante maior controle da obra.
É preciso pegar papel e caneta, definir e anotar tudo o que será feito, estabelecer quantos cômodos serão reformados e qual o valor máximo que você pretende gastar. Isso serve como uma ferramenta de direção quanto ao tipo e quantidade de materiais que serão necessários para a obra.
Uma boa dica é procurar por planilhas e checklists sobre planejamento de reformas em aplicativos detablets e smartphones, assim você garante que não está se esquecendo de nada.
Na maioria das vezes, pensamos em fazer tudo por conta própria e, de quebra, economizar, não é mesmo? Mas a realidade não é bem assim. Contratar um arquiteto pode ser um investimento.
O profissional de arquitetura tem experiência e conhecimento no assunto, mostrando em que é possível economizar ou necessário um investimento maior. O arquiteto tem uma visão mais clara de como tudo fica com a mobília e transmite isso para o cliente por meio do projeto. Se você quer um serviço rápido, com qualidade e, ainda por cima, funcional, essa é a melhor opção.
Na hora de comprar o material que será usado na reforma, é necessário ter paciência e cuidado. Deve-se pesquisar não somente o preço das mercadorias, mas também a qualidade do produto. Os preços de um determinado artigo variam muito de estabelecimento para estabelecimento e, às vezes, um tipo específico pode não ser indicado para o que você quer para o seu espaço.
Muitas vezes, o valor de uma mercadoria está um pouco mais alto que o de outra. No entanto, se ela for de melhor qualidade, o rendimento e acabamento também podem ser melhores. Portanto, pesquise e converse com seu arquiteto sobre qual produto é o mais indicado e apresenta o melhor custo-benefício.
Quando se trata de uma reforma, a ideia é renovar o ambiente mesmo mantendo a mobília. Nesse caso, é importante que você converse com seu arquiteto e busque harmonia entre o que será mudado no espaço e os móveis que serão mantidos.
Você pode valorizar aquele seu armário planejado com uma sanca de gesso, construir uma parede para dispor um lindo painel de TV, fazer uma bancada sobre uma adega de vinhos sob medida ou ainda ampliar o espaço do quarto para a instalação de um closet. Esses detalhes fazem toda a diferença e as possibilidades são inúmeras.
Reformar a casa exige muita atenção, dedicação e planejamento, mas com essas dicas que demos aqui, a tarefa ficará muito mais fácil.
Gostou? Tem alguma sugestão para facilitar essa empreitada? Deixe nos comentários!
Se está em Pelotas, não deixe de conhecer o processo de fabricação de móveis sob medida da Kza. Clique aqui para saber mais!