Você sabe qual a importância de harmonizar a iluminação da sala de jantar com o resto da decoração? Ao planejar a decoração de sua casa, a iluminação é um elemento importantíssimo que não pode ser deixado de lado.
Projetos de iluminação inteligentes e funcionais também podem criar uma primeira impressão inesquecível, além de versatilidade. Apenas com luzes bem posicionadas e tipos diferentes de foco é possível criar ambientes alegres, aconchegantes, românticos, teatrais, entre outros.
Neste artigo vamos ensinar 5 caminhos para harmonizar a iluminação da sala de jantar destacando móveis e decoração e, ao mesmo tempo, criando um ambiente acolhedor para receber visitas e que imprima sua personalidade.
A sala de jantar é o lugar certo para brincar com a iluminação, dando um ar teatral, e também para explorar diferentes cenas de acordo com o clima que se quer criar, seja um jantar romântico ou um animado almoço de família.
Elabore um projeto luminotécnico em que os sistemas de iluminação (luzes indiretas, pontos focais, luminária sobre a mesa de jantar) possam ser usados separadamente. Assim, será possível transformar a sala de jantar em cenário para todo tipo de situação.
Você sabia que é possível controlar a intensidade das luzes de sua sala? Essa é uma saída incrível para quem não pode investir em diferentes tipos de iluminação. Um recurso bem moderno é um dispositivo conhecido como "dimmer" que pode ser instalado diretamente no interruptor.
Com ele você tem a chance de criar o clima que desejar para sua sala por meio da intensidade da luz. Você conseguirá facilmente explorar uma luz mais difusa para um jantar a dois ou uma luz mais forte para uma noite com os amigos, por exemplo.
Se sua sala é cheia de diferentes texturas, como estampas variadas e mistura de estilos, a iluminação garante a ela o destaque que precisa.
Para isso, use em seu projeto uma iluminação direta focando os elementos de sua decoração para os quais pretende chamar atenção: spots dirigidos para quadros, luzes embutidas no teto criando pontos de luz sobre as cadeiras ou projetores de pequeno porte que iluminem uma parede texturizada.
Em uma sala de jantar geralmente pretende-se evidenciar os móveis e isso não se faz apenas por meio da decoração.
Um jeito lindo de harmonizar a iluminação de sua sala de jantar é usar materiais que refletem a iluminação no tampo da mesa ou no encosto das cadeiras, por exemplo. Ônix e o slimstone são tipos de mármores muito usados nesses casos, pois cumprem bem a função de retroiluminar e dão requinte e elegância à decoração.
Como em qualquer coisa que envolva decoração, tem que haver muito de seu estilo em suas escolhas. Não tenha medo de fazer misturas e se arriscar. Um pouco de ousadia dará à sua sala modernidade e personalidade.
Misturar tipos diferentes de lâmpadas pode trazer um toque de bom humor; criar padrões novos com luminárias de estilos totalmente opostos garante leveza e divertimento; usar elementos como abajures de família é uma saída inusitada e pessoal.
O mais importante na hora de planejar como harmonizar a iluminação da sala de jantar é ter em mente o que você quer focar. Pense também no tipo de ambiente que quer criar e divirta-se.
Inspire-se, seja criativo e escolha com liberdade.
Se você gostou do nosso post, assine a newsletter para continuar recebendo novidades a cada mês.