As decisões que vêm junto ao nascimento de um bebê são inúmeras e, francamente, podem ser bastante assustadoras. Você já deve ter percebido isso ao longos dos últimos meses, não é?
Mas hoje estamos aqui para dizer a você que há uma coisa que pode ser muito fácil e divertida: o planejamento do quarto do bebê. Continue a leitura para descobrir como criar o ambiente ideal para você e o seu pequenino!
Se você puder escolher a localização do quarto do bebê, opte por um cômodo perto do seu quarto para você não ter que andar muito durante a noite.
Certifique-se de que o ambiente é tranquilo, bem arejado, que receba luz solar pela manhã e possua janelas que impeçam a passagem de luz durante a noite, favorecendo o sono do neném.
Com todos os móveis e acessórios lindos de quartos de bebê disponíveis, é fácil pecar na decoração. Lembre-se que menos é mais e foque nas peças principais que o espaço precisa ter: um berço, uma mesa para trocas, um armário e uma poltrona para amamentação. Falamos mais em nosso post sobre quarto montessoriano.
Feito isso, fica mais fácil decidir como decorar tudo depois e deixar o ambiente mais funcional.
Nem sempre dispomos de um cômodo de grandes dimensões para montar o quarto do bebê e, por mais que a maioria dos móveis siga um tamanho padrão, talvez você não consiga encaixar tudo da melhor maneira possível.
Assim, considere os móveis planejados. Eles são feitos especialmente para o seu ambiente e trazem muito mais conforto, beleza e praticidade para o seu cotidiano e o do bebê, além de serem mais duradouros, sendo úteis por muitos anos..
Seja para as paredes ou para todo o enxoval do bebê, escolha cores suaves e tranquilas. Quando o bebê crescer, ele vai dizer a você o que quer, então aproveite esse tempo até lá para optar pelo o que for mais relaxante.
Com todo o cuidado que um recém-nascido demanda, calma é uma das coisas que uma mãe mais precisa. Então, foque nesses tons!
Quando se trata de um bebê, todo cuidado é pouco, especialmente quando o assunto é segurança. Certifique-se que o berço siga as normas do Inmetro e da ABNT, como ser profundo o suficiente, ter grades na distância correta e não possuir áreas cortantes.
Instale redes nas janelas, evite brinquedos em que o bebê possa se enroscar, vede as tomadas e tome cuidado com os cabos.
Os bebês crescem a olhos vistos e, quando você menos perceber, ele decidirá como quer o seu próprio quarto. Para não perder todo o investimento inicial do cômodo, escolha uma decoração adaptável - ou seja, que possa se estender a outras fases da vida da criança.
Portanto, evite os temas demasiadamente infantis ou que possam ser cansativos e busque sempre móveis de qualidade.
Agora que você já sabe quais fatores levar em conta no planejamento do quarto do bebê, é hora de curtir esse momento tão mágico que é a gravidez. Aproveite para se inspirar com as coisas ao seu redor e também dar aquele chá revelação com os amigos sobre o sexo do bebê!
Se você mora em Pelotas e quer a opinião de nossas arquitetas da KZA, fale com a gente!