O mundo da decoração está em alta e vemos uma verdadeira profusão de programas de televisão e revistas especializadas sobre o tema. Isso torna a escolha entre móveis sob medida e planejados ainda mais complicada de ser feita.
As duas opções já são uma evolução em relação à mobília antiga, que era muito mais genérica. No entanto, cada qual tem suas especificações e diferenças. Você sabe quais são elas? Ainda não? Então confira o conteúdo que preparamos para te ajudar a fazer a melhor escolha!
Os móveis planejados são, como o próprio nome já diz, aqueles produzidos mediante uma planificação média que tenta atender à maioria dos lares brasileiros. Eles são fabricados em larga escala e obedecem um projeto que se baseia nas dimensões mais comuns para os cômodos-padrão de grande parte dos consumidores do nosso país.
A partir de peças que já são previamente determinadas ainda na fábrica, as lojas especializadas desenvolvem a concepção, geralmente por meio de softwares de computador específicos sobre o tema.
Com essa técnica, é possível decorar ambientes de um jeito interessante e com um preço acessível. Porém, apesar da praticidade, nem sempre se consegue chegar ao nível de perfeição e personalização que os móveis sob medida podem oferecer.
Essa é, portanto, uma escolha mais indicada para quem quer economizar na compra desses artigos, mas que também tem a consciência de que haverá alguma perda na qualidade, pois não é uma produção feita nos mínimos detalhes para o seu imóvel, suas demandas, expectativas e necessidades. A matéria prima pode até ser a mesma, mas a concepção e a execução da mobília sob medida são muito mais elaboradas e exclusivas.
A principal diferença entre os móveis sob medida e planejados é que os primeiros são feitos de maneira exclusiva para um cliente, levando em conta os cômodos, as medidas, o estilo e o tipo de ambiente no qual eles serão inseridos. Eles podem fugir completamente do padrão e ter uma concepção única, de acordo com as necessidades e o desejo do comprador. O nível de personalização, portanto, é muito mais elevado.
Para clientes cujo foco está na qualidade e na beleza, os móveis sob medida são a escolha perfeita. O fabricante irá desenvolvê-los com base na metragem exata disponibilizada em sua residência e será completamente encaixado com o seu gosto. Cada peça tem um corte único, com o formato perfeito para que se encaixe milimetricamente no ambiente.
A técnica de produção permite que se trabalhe de uma maneira particular, com aplicação de artigos mais elaborados e um nível extremo de detalhamento. É possível incluir frisos, recortes, e molduras diferenciadas. A adequação também é outra característica: móveis com colunas ou profundidades fora do padrão podem se beneficiar da mobília sob medida, pois ela se adapta a qualquer imperfeição. Você não tem desperdício de espaço e deixa o seu lar muito mais funcional.
Preste atenção também a presença de arquitetos no planejamento dos móveis. Este é o diferencial de algumas empresas, pois ele vai pensar o seu móvel em harmonia com o projeto do seu espaço ou ao seu gosto pessoal.
Entendeu as principais diferenças entre os móveis sob medida e planejados? Gostou desse conteúdo? Então assine gratuitamente a nossa newsletter e receba outros artigos como esse em primeira mão!
Se você mora em Pelotas, pode falar com nossas arquitetas e agendar uma visita para pensarmos em seus móveis sob medida.