Infância é quase sinônimo de bagunça, o que faz a tarefa de organizar um quarto de criança não figurar entre as atividades mais rápidas e fáceis de serem executadas em uma casa. No entanto, existem algumas maneiras de evitar o caos e incentivar a ordem nesse cômodo, deixando mais espaço livre para a alegria e o desenvolvimento dos pequenos.
Veja algumas dicas que selecionamos para facilitar essa rotina de organização:
As paredes dos quartos infantis costumam ser coloridas e enfeitadas para alegrar o ambiente. Que tal usá-las também para auxiliar na arrumação? Utilize nichos, caixotes, ganchos, suportes e prateleiras para separar bichos de pelúcia, livros, material escolar, etc.
Outra forma de aproveitá-las é revestindo uma delas com tinta para lousa. Assim, as crianças poderão soltar a imaginação sem precisar espalhar papel pelo chão.
Tem espaço para caixotes? Então, utilize-os! Neles, podem ser organizados sapatos e brinquedos. Escolha modelos com tampa para proteger os objetos da poeira e, para facilitar o deslocamento, instale rodinhas nas caixas.
Outra opção é trocar a cama convencional por uma com gavetas e prateleiras para aproveitar melhor o espaço.
Peças que podem ser usadas em mais de uma função proporcionam economia de dinheiro e espaço. Os famosos “2 em 1” são práticos, versáteis e úteis.
Algumas opções são a parede pintada de lousa (que mencionamos anteriormente), os pufes e as mesinhas com espaço interno para armazenamento, os tapetes estampados com jogos, como amarelinha e caça-palavras.
A maneira mais prática e funcional de manter um quarto de criança organizado é ter um espaço específico para acomodar cada tipo de objeto — o que você consegue investindo em móveis sob medida. Com eles, a área do quarto pode ser melhor aproveitada, e, além de tudo ter o seu lugar, os pequenos ganharão mais espaço livre para se movimentarem.
Sempre que possível, opte por armários suspensos — que aumentam a sensação de amplitude nos ambientes —, tomando o cuidado de que sejam instalados por profissionais para que não haja risco de acidentes.
As crianças adoram brincar e, para elas, tudo pode ser um grande passatempo. Utilize isso a seu favor, fazendo com que pratiquem sua responsabilidade de forma lúdica. Elas se tornarão mais organizadas, e a limpeza do quarto será muito facilitada.
Por exemplo, mostre o local apropriado para cada item e ensine a elas a colocar tudo de volta exatamente no mesmo lugar após o uso, como em um jogo da memória. Outra alternativa é apostar quem guarda mais objetos em menos tempo.
As crianças enxergam o mundo em cores brilhantes e são cheias de curiosidade e vontade para vivenciar experiências novas a cada instante. Seguindo essas orientações, você terá mais espaço e tempo livre para transformar a hora de organizar um quarto de criança em uma aventura divertida e prazerosa para toda a família.
Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter para receber mais informações e inspirações diretamente no seu e-mail.